quinta-feira, 16 de julho de 2009

PREGAÇÃO QUERIGMA

TEMA: Jesus Salvador
PREGAÇÃO: Este é um momento importantíssimo. Para a pregação de hoje você pode utilizar da TV de papel. Outra sugestão é utilizar a Bíblia Infantil ilustrada (a da canção nova é bem legal).

Vá falando sobre a vida de Jesus a começar de seu nascimento. (A cada fala uma nova ilustração deve passar pela tela da TV.) Jesus é o filho de Deus e de Maria. Deus Pai criador de cada um de nós(figura de adão e Eva), da natureza (figura da natureza)e dos animais(figura de animais); olhou um dia e pensou..... Algo não está bem. Meus filhos estão num caminho que não é legal. (figura de morte, fome, violência) O que eu vou fazer para livrá-los de todo pecado? Já sei!!! Mandarei meu filho Jesus. Então papai do céu mandou o anjo Gabriel conversar com uma mulher chamada Maria. (figura do anjo com Maria) Ele perguntou a ela se ela queria ser a mãe de Jesus. E ela mais que depressa disse: Sim, eu aceito ser mãe de Jesus. Então ela ficou grávida do Espírito Santo e depois de 9 meses nasceu Jesus.(figura do presépio). Ele nasceu num lugar simples, sem conforto. Nesse dia o céu e a terra fizeram uma grande festa. (figura de anjos cantando) Desde pequeno Jesus era obediente e cuidava das coisas de seu pai. Aos doze anos já ensinava as pessoas sobre as coisas de Deus. (figura de Jesus aos doze anos pregando) Quando ficou grande, tinha muito amor. Ele começou a andar entre os mais pobres, mais doentes, mais pecadores, entre as crianças e a todos acolhia, amava e curava. Jesus tinha muitos amigos. (figura de Jesus com os apóstolos) Um dia Lázaro, seu amigo morreu e Jesus chorou. Mas por ser grande a fé daquela família Jesus disse a Lázaro que já estava morto a 4 dias: Lázaro vem para fora e ele ressuscitou.(figura de Jesus com Lázaro)Jesus teve compaixão de muitas pessoas curou o cego de nascença, a filha de Jairo, os dez leprosos...(figuras de Jesus com os doentes) Jesus amou também as criancinhas.(figura de Jesus com as crianças).Sabe o que ele queria fazer com elas? Dar um grande abraço e abençoar. E foi exatamente isso que ele fez. Ficou bravo com as pessoas que não deixavam as crianças chegarem perto e aí as pegou no colo, abraçou-as e abençoou. Mas nessa época tinha muita gente que não queria saber de Jesus e então mandaram prender e matar. Jesus podia ter dito não, mas Ele preferiu dar a sua vida para salvar a de todos nós. (Jesus na cruz) Ele não ficou morto. É vitorioso e vivo. (Jesus ressuscitado) Ele venceu a morte e está ao lado de cada um de nós sempre que precisamos dele. Ele é nosso melhor amigo. Ele deu a vida dele pra salvar a cada um de nós. Hoje Ele pergunta: Você também quer ser meu amigo???


ATIVIDADES SUGERIDAS:
· Criar fantoches de dedo com papel. Desenho dois dedos e recorte duas vezes. Cole somente as laterais e a ponta superior de modo que os dedos entrem dentro dos saquinhos de papel, formando assim os fantoches.Em seguida enfeite os bonequinhos com canetinhas, lápis de cor, brilho, lã...Incentive a criança a representá-la e a seu melhor amigo.
· Colorir o desenho de Jesus e ao lado desenhar a si mesmo como melhor amigo dele.

domingo, 12 de julho de 2009

PREGAÇÃO QUERIGMA

TEMA:O PECADO QUER NOS DESTRUIR

Cenário: casinha de fantoches e uma praça.
Personagens: Três adultos: dois para fazer o papel das crianças, Ana e Pedro e uma para o fantoche Tia Cissa.
Material Utilizado: caixa encapada com papel preto e uma gravura de Jesus com a coroa de espinhos.

Entram duas crianças, Ana e Pedrinho da catequese brigando.
Ana - Eu não, é você que fica fazendo fofoca.
Pedrinho – Eu? Eu não, você é que é muito linguaruda.
Tia Cissa – Gente, que coisa feia. Como pode dois filhos de Deus, tão lindos ficar brigando deste jeito? Vocês não sabem que isto é pecado?
Ana e Pedrinho – Pecado? O que é pecado?
Tia Cissa – Pecado é tudo aquilo que desagrada a Deus e portanto, nos impede de sentir o seu amor.
Ana – Como assim desagrada a Deus? Você acha que eu quero ofender a Deus?
Pedrinho - É, Tia Cissa! Imagine se nós vamos ofender a Deus! Lá no grupinho de oração, na semana passada, nós aprendemos que Deus Paizinho nos criou, e que fomos criados a sua imagem e semelhança.
Ana – Olhe, tia Cissa, é melhor você explicar isso direito. Se esse tal pecado ofende a Deus, fale logo, porque eu não quero ofender a Deus Paizinho.
Pedrinho – E nem eu
Tia Cissa – Ah! Então vocês não querem ofender a Deus? Vou contar para vocês o que o pecado faz conosco quando não dizemos não para ele.
Ana e Pedrinho - O quê?
Tia Cissa - O pecado é como uma manchinha preta que aparece em nós. Á medida que a gente vai deixando essa mancha crescer...crescer...Vocês imaginam como ficamos?
Ana e Pedrinho - Como?
Tia Cissa - Ficamos feios. Horrorosos! Crianças, quando é que ficamos assim tão feios?
Ana e Pedrinho: Com mentira, raiva, ódio, briga, inveja, desobediência...
Pedrinho - Puxa vida, é melhor parar por aí, senão eu vou ficar tapadinho de manchas.
Ana - Cruz-credo, o pecado é como uma doença. Se nós não cuidarmos, vamos ficar horrorosos.
Tia Cissa - Ponha feio nisso. O preço do pecado é a morte. Vocês querem ver o que nosso pecado fez com Jesus?

Atenção: Preparar uma caixa, encapar com papel preto. Colocar dentro da caixa uma gravura de Jesus com a coroa de espinhos. Enquanto as crianças vão olhando dentro da caixa, pode-se tocar uma música que as emocione pensando no arrependimento.

Tia Cissa - Vocês viram o que o nosso pecado fez com Jesus? Levou-o a morte. E quando pecamos não sentimos mais o amor de Deus.
Pedrinho - Ah! Tia Cissa, eu não quero ser uma criança suja, feia e ficar sem sentir o amor tão gostoso de Deus Paizinho.
Ana - E, agora, eu fiz tanta coisa errada. O que faço? Gostaria de fazer as pazes com Deus Paizinho.
Tia Cissa - É de coração que vocês não querem ofender a Deus? Vocês querem começar tudo de novo, dizendo não ao pecado?
Ana e Pedrinho - Eu quero.
Tia Cissa - E vocês, crianças, querem?

Tia Cissa convida as crianças a pensarem nos seus pecados e a pedirem perdão a Deus Paizinho. Pode-se tocar novamente a música quando as crianças olham a caixa.

Música:
Refrão: Com sabão lavo meu pezinho, lavo meu rostinho,
Lavo as minhas mãos (2x)
Mas, Jesus pra me deixar limpinho , quer lavar meu coração (2x)
Quando o mal, faz uma manchinha eu sei muito bem quem pode me lavar (2x)
De Jesus eu não escondo nada, tudo ele pode apagar (2x)