quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Sugestão de atividades para o grupinho

TEMA: Bíblia

AUTORA: Gleidiene Marcelina de Oliveira

REFLEXÃO PARA OS COORDENADORES DO ENCONTRO: Bíblia é uma palavra de origem grega que significa livros. Na verdade é uma coleção de 73 livros, que foram escritos por vários autores no período que vai de 1250 a.C. até 100 anos depois de Cristo. A Bíblia é dividida em duas partes. O Antigo Testamento – com 46 livros que contam a história do povo de Israel e que subdivide-se em 4 grupos: o Pentateuco (5), Históricos (16), Sapenciais (7) e Proféticos (18); o Novo Testamento com 27 livros cuja proposta é anunciar a pessoa de Jesus, o grande enviado de Deus, seu filho. Conta também as conseqüências desse anuncio – a formação da Igreja. Está dividido em cinco grupos: Evangelhos, Atos dos Apóstolos, Cartas Paulinas (14), Cartas Pastorais (7) e Apocalipse.
Bíblia: Palavra de Deus revelada aos homens. “ Toda a escritura sagrada é inspirada por Deus e útil para ensinar a verdade, repreender o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver (II Tim 3,16-17).”
Neste mês procuremos utilizar ainda mais a Palavra de Deus em nossas reuniões.

ACOLHIDA: Fazer o sinal da cruz, pois sempre estaremos reunidos em nome da Santíssima Trindade e deixar claro para as crianças que Jesus está aqui, no nosso meio pois Ele mesmo disse: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei no meio deles .”

LEITURA SUGERIDA: Sl 8,3 e Sl 22,1. Aproveite essas leituras e faça um pequeno louvor com as crianças, pode-se impor as mãos sobre elas intercedendo.Agradeça porque elas são crianças que estão buscando a Palavra de Deus, sendo que poderiam estar em tantos outros lugares. Porque nesse dia resolveram estar na casa do Senhor. Fale a elas que elas são muito importantes, são amadas por Jesus e que Ele as quer pertinho dele. “ Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos céus é para aquelas que se lhe assemelham (Mat 19-14).”
ATIVIDADES SUGERIDAS:
Explique as crianças o que é a Bíblia: que é a Palavra de Deus, revelada aos homens, é Deus falando a cada um de nós. È a reunião de vários livros sagrados que foram escritos pela inspiração do Espírito Santo. É como uma grande carta que Deus escreveu para nós. Esta carta que Deus escreve para cada um de nós pode ser dividida em 02 grandes livros, o Antigo Testamento (mostra desenho 1) e o Novo Testamento (mostrar desenho 2). O antigo testamento fala das obras de Deus na vida do seu povo. É a história que acontece antes da vinda de Jesus. Este livro mostra por exemplo a criação do mundo e da humanidade, a história de Noé, de Davi, de Abraão, de Moisés e muitas outras histórias. O Novo Testamento fala da vida de Jesus, quando o anjo anuncia sua vinda á sua mãe Maria, quando Jesus crescia em graça e sabedoria e principalmente os anos que Jesus pregava para o seu povo. Mostra tudo sobre Jesus e seu amor por nós. Quando você quer mandar uma carta para alguém você precisa de um endereço. Na Bíblia todas as mensagens tem endereço. São os números que aparecem no começo ou no meio das histórias. Tem o número grandão e o número pequenininho (pode-se mostrar os desenhos dos números). O número grandão é o capítulo e o pequenininho é o versículo.Os nomes que vem no alto das folhas são os nomes dos livros.Vamos rever: A bíblia é a palavra de Deus. Ela pode ser dividida em 2 livros, o Antigo e o Novo Testamento (ir recaptulando e mostrando os desenhos) e é cheia de números que representam os capítulos e os versículos. O que é mesmo o número grandão? O capítulo. E os números pequenininhos? Os versículos.
Pode-se cantar ou resitar uma música que fale da Bíblia, como por exemplo, Toda Bíblia é comunicação, de um Deus amor, de um Deus irmão é feliz quem crê na revelação, quem tem Deus no coração... É feliz quem crê e tenta seguir o que Deus nos revela.
Pode-se utilizar de um fantoche e trabalhar que a Bíblia é a arma do Cristão. (Crianças somos como soldados de Cristo, e, todo soldado tem uma arma. A arma do cristão é a Bíblia. Sabem, eu vou contar uma história pra vocês que está lá na carta aos Efésios capítulo 6 versículos de 10 a 20. O fantoche lê a carta e explica a Palavra de Deus dando ênfase ao versículo 16).
Formar uma roda passando a Bíblia e cantando: Bíblia que passa, passa. Bíblia que já passou, quem fica com a palavra libertado se tornou. A criança que ficar com a Bíblia na mão pode escolher um versículo e ler para os colegas, se necessário o coordenador pode citar uma passagem para ela encontrar, ou mesmo ajudá-la a procurar. Se a criança não souber ler deixe-a segurar a Bíblia e pergunte um nome presente ali, o nome da mãe de Jesus...
Pode-se tirar cópias dos desenhos do novo e velho Testamento ou de crianças lendo a Bíblia para colorir.

ORAÇÃO FINAL: Fazer um grande louvor por Deus ter nos deixado a Bíblia como ensinamento. Incentivar as crianças a lerem a Bíblia. Sugerir que elas leiam em casa uma passagem bíblica, anotem e tragam na próxima semana para compartilharem com os amigos. Vamos na paz do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

E isso aí gente, o Congresso Nacional está chegando... e você não pode ficar de fora. São muitas novidades, workshop e muito mais. Não perca! Faça já a sua inscrição.
Abraços, Graziela

PREGAÇÃO- VOCAÇÃO




TEMA: Vocação
RESPONSÁVEL: Jaqueline Boaventura Parreira
REFLEXÃO PARA OS COORDENADORES DO ENCONTRO: Nessas duas últimas semanas de Agosto sugerimos trabalhar com o tema Vocação. Você pode dividir assim: num encontro falar de Vida sacerdotal e Vida religiosa e para próxima semana falar Vida matrimonial e vocação leiga.
Quando você quer seguir uma profissão, são muitos os caminhos a seguir, não? Pois é. Dá pra escolher aquela que dá mais dinheiro, a que ajuda a se realizar melhor, a que o mercado está mais necessitado, etc. Mas quando se fala de vocação, a história é diferente. A escolha é limitada. Isso porque vocação não é exatamente a mesma coisa que dom ou talento pessoal. A vocação é um chamado especial de Deus para cada pessoa. Todos somos chamados para alguma coisa. É para isso que Deus nos dá os dons. Toda vocação é um chamado à vida. São muitos e diversos caminhos que se pode seguir para atender ao chamado de Deus.
Na mensagem do Evangelho há um convite contínuo a seguir Jesus Cristo. Vem e segue-me. (Mt 9,9 ; Mc 8,34; Jo 8,12).
O que Deus quer de mim?
Será que estou no caminho certo? Somos chamados a realizar a vontade de Deus nas pequenas ações do dia-a-dia. Deus vai revelando, pouco a pouco o que deseja de nós. Mas se não sou responsável nas coisas aparentemente pequenas, como Ele vai pedir outras “maiores”?
“Muito bem, servo bom e fiel; já que fostes fiel no pouco, eu te confiarei muito.” (Mt 25,23)
ACOLHIDA E ORAÇÃO INICIAL: Peçamos a Deus a graça de respondermos ao Seu chamado, que não seja feita nossa vontade mas sim a que está em seu coração. Que tenhamos a coragem de dizer ao Senhor: “ Enviai, Senhor, operários para a vossa messe.Se for da vossa vontade, chamai-me. Se for da vossa vontade, enviai-me”
Cantos: Sinal da Cruz e Eis me aqui Senhor, pra fazer tua vontade.

ATIVIDADES SUGERIDAS:
· PREGAÇÃO: Explicar que existem vários chamados: (Para falar sobre cada um deles, escolha um desenho que represente cada vocação, tirando de livros e revistas e monte fantoches de varetas. Escolha uma vocação para trabalhar em específico na primeira semana e a outra na segunda semana. Por exemplo: primeira semana sacerdócio e vida religiosa e na segunda vida matrimonial.)
· Vida sacerdotal: São os padres. Pessoas consagradas a Deus pelo sacramento da Ordem. Com a unção recebida das mãos do Bispo, recebem autoridade para consagrar a Hóstia, transformando-a no corpo e sangue de Cristo, e dar a absolvição dos pecados. Apenas homens podem ser sacerdotes na Igreja Católica.

A vocação ao sacerdócio é:
- Um mistério de amor entre Deus que, por amor, chama ao homem que, também por amor, lhe responde livremente.
- Um chamado para ser a ponte entre Deus e os homens.
- Um chamado a continuar no mundo e salva-lo, mas não ser mais do mundo.
- A decisão de um jovem que quer dedicar a vida para ajudar aos irmãos a salvarem suas almas e a tornar este mundo mais conforme com o que Deus pensou.

A vocação ao sacerdócio não é:
- Um sentimento: costuma-se dizer “ eu sinto a vocação”. Na verdade a vocação não se sente. É, antes, uma certeza interior que nasce da graça de Deus que me toca a alma e que me pede uma resposta livre. Caso Deus chame, a certeza irá crescendo na medida em que a sua resposta for mais generosa.
- Um destino irrevogável, iniludível: Muitos acreditam que quem tem a vocação vai porque vai. Não! A vocação é um mistério de amor e o amor é livre. Se eu não respondo com generosidade, o chamado de Deus fica frustrado.
- Um refúgio para quem tem medo da vida.
- Uma carreira como qualquer outra. Não! É uma história de amor.
- Uma segurança matemática. Na verdade, na vocação sacerdotal você tem que aceitar o risco do amor, mas lembre-se: é um risco nas mãos de Deus.

** Explicar para as crianças da importância dos nossos sacerdotes que devemos respeitá-los e rezarmos pra que eles continuem persistentes no caminho do Senhor. Dizer que devemos seguir sempre a Deus e que os padres também são humanos e pecadores, ou seja, podem cometer erros.

· Vida religiosa: São homens e mulheres consagrados a Deus para viverem um determinado carisma. Atendem o chamado de Deus e pronunciam os votos de pobreza, castidade e obediência dentro de uma determinada congregação religiosa. Há irmãos e irmãs que trabalham com saúde, idosos, comunicações. Cada uma tem o seu carisma próprio e destina-se a propagar o evangelho no mundo, levando a proposta do Reino de Deus as diversas pessoas e culturas.

** A vocação religiosa é assumida por homens e mulheres que foram chamados a testemunhar Jesus Cristo de uma maneira radical. É a entrega da própria vida a Deus.

· Vida matrimonial: São as pessoas que casam. É das vocações talvez a mais conhecida e mais desejada. Uma família bem estruturada serve como um celeiro para as demais vocações. Dentro da Igreja, o matrimônio tem uma função muito importante, que é a de ser testemunha do amor de Deus. O casal tem a missão de educar bem os seus filhos na fidelidade a Deus e ao seu amor de pai.

** A família é chamada a constituir a Igreja doméstica. É na família que é possível expressar as mais variadas formas de amor: amor conjugal; amor paternal e maternal; amor filial e amor fraternal.
**Aqui lembraremos um pouco da vocação de ser Pai: Dizemos que somos educados, mas a base da educação está no coração de nossos pais. É o amor. A vocação de ser pai, portanto está ligada ao tema da vida. Pela paternidade passamos questões que envolvem o ser humano.
Diz a experiência: “ Aprendemos a ser filhos depois que nos tornamos pais; a ser pais depois que somos avós”. Vemos que na nossa trajetória de vida há uma constante: a condição de aprendiz. Ser pai significa abertura para a vida. Ser pai é a expressão de amor. Ser pai é ir ao encontro da condição de herói e exemplo para alguém. É assumir o papel para o outro orgulhar-se dele. Ser pai é abraçar a co-autoria na transmissão da vida

· Vocação leiga: É a vocação do cristão comprometido. Aqui se encaixam todas as pessoas que ajudam na Igreja: Diáconos permanentes, catequistas, ministros, etc. Há ainda determinados movimentos de leigos consagrados. É a vocação por essência do cristão porque quando este assume com garra a sua essência de batizado, assume também o compromisso de ser evangelizador.

** A Igreja precisa se abrir para o mundo, por isso precisa de leigos. A vocação laical tem sua origem nos sacramentos do batismo e crisma. Ela ocupa um lugar central na Igreja, define a igreja para o mundo. Vivendo no mundo como solteiro, casado ou consagrado, os leigos são fermento na massa, sal e luz do mundo. Vejamos algumas características de estar inserido no meio da sociedade como fermento na massa, sal que dá sabor e luz que ilumina os difíceis caminhos:
Colocar em prática as possibilidades cristãs escondidas no meio do mundo.
Ser sinais visíveis de Jesus Cristo na família, no trabalho, na economia, na educação e em tantos outros espaços no meio da sociedade.
Praticar a sua fé e seu amor a Deus em todos os lugares e em quaisquer necessidades.
Participar com fidelidade e criatividade na construção de um mundo novo.
Viver o Evangelho que lêem, que rezam e que celebram, não apenas entre paredes de uma igreja, mas em todos os lugares.

· Atividade SIM OU NÃO

Será que você está respondendo sempre SIM a Deus? Faça um teste:

Assinale com “S” para SIM e “N” para NÃO
( ) Tenho obedecido a meus pais e/ou responsáveis?
( ) Cumpro as minhas obrigações sem precisar que outras pessoas fiquem lembrando? (Ex: “ Olha, voce precisa estudar!”
( ) Participo da Missa com alegria? (É o próprio Deus presente na Eucaristia)
( ) Rezo todos os dias, conversando com o meu Pai do céu?

Se preferir, faça um cartaz de sim e outro com a palavra não e cole uma próxima da outra. Entre elas faça um traço com fita separando-as. A medida que você falar as frases, cada criança se dirigirá para o lado do cartaz que contém a sua resposta.

ORAÇÃO FINAL: Agradecermos a Deus pelo seu imenso amor e peçamos a fidelidade nas pequenas coisas e que a exemplo de Nossa Senhora, saibamos dizer sempre SIM a Deus, pois para Ele nada é pequeno quando feito por AMOR!