segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O CAVALO DESCONTENTE.

Olá pessoal, ouvi essa mensagem no programa do padre Marcelo Rossi, resolvi postá-la para que possamos refletir sobre nossas ações... Fiquem com Deus. Tia Rô.

O CAVALO DESCONTENTE.


Sempre podemos encontrar motivos para nos sentirmos descontentes, se quisermos.
Podemos, também, encontrar argumentos para nos considerarmos afortunados por estarmos vivos.
Tudo depende da maneira como cada um vê a existência.
Era uma vez um cavalo que, em pleno inverno, desejava o regresso da primavera.
De fato, ainda que agora descansasse tranquilamente no estábulo, via-se obrigado a comer palha seca.
- Ah, como sinto saudades de comer a erva fresca que nasce na primavera! dizia o pobre animal.
A primavera chegou e o cavalo teve sua erva fresca, mas começou a trabalhar bastante porque era época da colheita.
- Quando chegará o verão? Já estou farto de passar o dia inteiro puxando o arado! lamentava-se o cavalo.
Chegou o verão, mas o trabalho aumentou e o calor tornou-se muito forte.
- Oh, o outono! Estou ansioso pela chegada do outono! dizia mais uma vez o cavalo, convencido de que naquela
estação terminariam seus males.
Mas no outono teve que carregar lenha para que seu dono estivesse preparado para enfrentar o inverno.
E o cavalo não parava de queixar-se e de sofrer.
Quando o inverno chegou novamente, e o cavalo pode finalmente descansar, compreendeu que tinha sido fantasioso
tentar fugir do momento presente e refugiar-se na quimera do futuro.
Esta não é a melhor forma de encarar a realidade da vida e do trabalho.
É melhor descobrir o que a vida tem de bom momento a momento, vivendo o presente da melhor forma possível.
Amados é melhor descobrir o que a vida tem de bom dia a dia, minuto a minuto, momento a momento, hora por hora.
O que significa? Se entregue a Jesus e com certeza você será impulsionado a Evangelizar e ser feliz.

GRUPO DE ORAÇÃO COM CRIANÇAS

















TEMA : O amor de Deus
RESPONSÁVEL: Lynea Valadão Borges
REFLEXÃO PARA OS COORDENADORES DO ENCONTRO: Neste mês de novembro faremos um pequeno seminarinho com as crianças. Mas o que é isso? É um momento de evangelização e experiência com Deus, que aprofunda o conhecimento dos dons do Espírito Santo e o querigma. Tem como objetivo proporcionar meios para que as crianças possam dar abertura ao conhecimento e á ação do Espírito Santo; se sintam chamadas a produzir frutos e ser testemunhas do evangelho; receba o batismo no Espírito Santo e insiram no seu cotidiano a vivência do batismo no Espírito Santo. Para isso usaremos de orações, dinâmicas, pregação, música, partilha, brincadeiras e muitas outras coisas. Os meios utilizados no seminarinho deverão ser adequados á realidade da localidade e as necessidades das crianças. É importante lembrar: o seminarinho não é catequese.
Uma sugestão é que cada criança ganhe um livrinho de folhas em branco para os encontros desse mês. A cada encontro a criança colará as mensagens, desenhos e suas reflexões. A criança poderá levar o caderninho para casa mas tem que lembrar de traze-lo para a próxima reunião (não se esqueça de levar a cada reunião um a mais para os novatos). Procure distribuir lembrancinhas com mensagens relativas a cada encontro para ajudar a criança a lembrar.

ACOLHIDA E ORAÇÃO INICIAL: Acolher as crianças com um grande abraço dizendo a cada uma: Deus ama você! Pode-se cantar músicas que falam do amor de Deus ou iniciar fazendo a ginástica-alongamento do amor de Deus (o amor de Deus é tão grande, me leva pra um lado, me leva para o outro, me leva pra frente, me leva pra trás, eu amo Jesus).

ATIVIDADES SUGERIDAS:
· PREGAÇÃO:
(Obs.: É importante usar a linguagem da criança! Use sua criatividade, fantoches, dedoches, bonecos, e se divirta também!!!)
· Todos nós temos um pai. Um aqui na terra, que nos criou, deu-nos educação e valores. Temos outro pai, que é pai de todos: Deus, nosso criador e salvador. Ele nos criou, amou e é a razão de existirmos. Somos filhos de Deus para construir seu reino, e para ser filho dele é preciso amar, porque Deus é amor!! E podemos confiar no Senhor? Claro, pois, o amor de Deus é maravilhoso, grande e eterno conosco!!
Quando confiamos em Deus e esperamos nele tudo se torna mais fácil. “Esperei no Senhor com toda confiança, Ele se inclinou para mim ouviu meus brados. Feliz é o homem que pôs sua esperança no Senhor” (salmo 39). Deus é como o sol, não é mesmo? Ele nos aquece, nos ilumina e traz muito aconchego e muito carinho também!!
Deus faz obras maravilhosas em nossa vida! Feche os olhos e pense no que Deus já fez por você! Ele já te deu um papai, uma mamãe, que te ama muito, irmãozinhos, amiguinhos, e muito amor não é?? Agora todos abram os olhos e vejam quantas obras de Deus há neste grupinho. “Seus coleguinhas, a professora, as paredes, a sala, as cadeiras, o sol, o céu, a lua, o ar, a água, tudo é obra de Deus, que fez tudo com muito amor e muito carinho!!!
Agora todos Repetem: - Senhor, obrigada pela sua misericórdia, obrigada por me deixar estar em seu coração, obrigada por me amar, me proteger, por cuidar de mim! Obrigada pela mamãe, pelo papai, pelos meus amiguinhos, e obrigada por tudo, tá meu Deus?? Devemos amar a Deus sobre todas as coisas, não é mesmo? O amor de Deus é a coisa mais importante de nossa vida, Mas será que agradamos a Deus com esse mundo violento? Com a desunião e o desrespeito pelos nossos irmãos? Não, né !!!! Então se cada um tentar melhorar e fazer sua parte o mundo ficará melhor e Deus ficará bastante feliz de nos vermos unidos e com muita paz no coração! Cada um fazendo um pouquinho já é bom, começamos não desrespeitando os outros, não xingando e nem falando palavrões, não respondendo papai e mamãe, ajudando o próximo e freqüentando sempre a Igreja. Assim Deus ficará cada vez mais satisfeito de ver que estamos tentando melhorar o mundo em que vivemos! Deus nos ama como somos e o amor dele é simplesmente MARAVILHOSO!!!
Cante a música o amor de Deus é maravilhoso:

“O amor de Deus é maravilhoso (3x)
Grande é o amor de Deus...
Tão alto que eu não posso estar mais alto do que ele,
Tão baixo que eu não posso estar mais baixo do que ele,
Tão amplo que eu não posso estar fora Dele...
Grande é o amor de Deus!!!”


· CENÁCULO:
¶ Agora vamos partilhar. Em roda, cada um começa falando o que mais de bom Deus já fez em sua vida. Como forma de agradecimento podemos Cantar! “ Deus me ama como sou” “Sou filho De Deus”...

¶ Montando a Árvore do amor: (leve jornal, revistas...)
1. Faça um molde na forma de uma árvore. Na raiz, escreva o nome DEUS, pois Deus está na nossa raiz e sem ele, não nos sustentaríamos e sem ele não daríamos frutos bons . Nas folhas recortar apenas coisas boas, que são frutos do que plantamos, se plantamos amor, colhemos amor, se plantarmos fé, colhemos fé, se plantarmos carinho, colhemos carinho...
E com Deus nos auxiliando na raiz nossa árvore é cada vez mais bonita... Isso assemelha com nossa vida, se temos Deus no coração, seremos cheia de amor e compaixão!!!

¶ Preparando um teatrinho:
Esse teatro tem como objetivo demonstrar a criança que quando acreditamos e confiamos em Deus e nos seus anjinhos tudo é possível, e o amor dele é tão grande que consegue romper qualquer barreira!!! Use fantoches, dedoches e use sua imaginação: (Turminha do Papai do Céu, faixa 13, -reelaborada-)(Para fixar a história ao final pode-se distribuir o desenho de Daniel e os leões para as crianças colorirem).

Belinha está em baixo da cama tremendo, quando João chega e diz:
JOÃO: O que você está fazendo aí?
BELINHA: Estou me escondendo do bicho do escuro!!!
JOÃO: Que bicho é esse???
BELINHA: È um bicho que assusta as crianças. Meu coleguinha da escola me disse que ele vem quando a mamãe apaga a luz...
QUERIDINHA: Amiguinha, essas coisas não existem, isso é coisa da sua cabeça! Onde já se viu? Bicho da escuridão...
MOLEQUINHO: É... só acredita nessas besteiras quem não tem fé, quem não acredita no Papai do Céu!
BELINHA: Ai gente eu acredito no Papai do Céu! Só que eu tenho medo do escuro, não consigo evitar!!!
JOÃO: Não fica com medo não isso me lembra uma histórinha, vamos te contar:
MOLEQUINHO: É... E com vocês, - Daniel na cova dos leões!!!
Há muito tempo atrás, numa terra chamada Babilônia, havia um homem que se chamava Daniel. Ele era honesto e tinha muita fé no Papai do Céu. Todo Santo dia ele rezava 3 vezes. Era Ave Maria, Pai Nosso, Creio em Deus pai...
QUERIDINHA: Daniel gente, também era muito amigo do rei da cidade, e isso fazia com que os homens maldosos tivessem muita inveja dele! Um dia, esses invejosos, convenceram o rei a fazer um decreto. – “Durante um mês, todo meu povo, adorará somente a mim! Quem desobedecer, será jogado na cova dos Leões!”. Daniel era muito amigo do rei, mas ele sabia que só poderia adorar ao Papai do Céu, e continuou fazendo orações 3 vezes ao dia.
MOLEQUINHO: E por isso ele desrespeitou a lei do rei, e com muita tristeza, o rei ordenou que Daniel fosse punido por sua desobediência. Daniel então, foi jogado na cova dos leões! Coitadinho dele!!
JOÃO: Só que no outro dia...
QUERIDINHA: O rei foi até a cova dos leões, pensando que Daniel já estivesse morto. Mas só que chegando lá, ele teve uma grande surpresa!
MOLEQUINHO: Ele encontrou Daniel interinho da Silva!! Nenhum leão tinha atacado ele!
JOÃO: Daniel disse que um anjo do Papai do céu, havia lhe salvado, fechando a boca dos leões!
QUERIDINHA: Então o rei se encheu de alegria, e fez uma nova lei: -“Apartir de hoje, todo meu reino deve adorar o rei de Daniel, o Papai do Céu!”
MOLEQUINHO: Viu amiguinha, não precisa mais Ter medo não!
JOÃO: Através dessa historinha, podemos entender, que os anjinhos do Papai do céu são enviados por Ele para nos proteger e nos guardar...
QUERIDINHA: é Belinha, quando você sentir medo, reze para Deus e para seus anjinho da Guarda e eles virão correndo lhe proteger!!!
BELINHA: Nossa, será que ele vem mesmo?
QUERIDINHA: Claro que vem!! Basta acreditar!!!
BELINHA: Então quando eu tiver medo, vou rezar com muita fé para o meu anjinho!!!
BELINHA: Amiguinhos vamos falar com ele? Repitam comigo:
- Meu querido anjinho, meu mais fiel amigo, me proteja direitinho, me salvando do perigo!
Amém. Tomara que ele tenha me escutado! Será que anjo tem ouvido?
MOLEQUINHO: Acho que sim, mas ele deve ser bem mais potente que o nosso!!!
JOÃO: É... ele deve Ter um radar na forma de ouvido, porque lá do céu, eles escutam agente!
BELINHA: Tá aí... Será como deve ser nosso anjinho??
MOLEQUINHO: Deve ser muito lindo, porque o tanto que Deus nos ama, ele deve ser demais da beleza do amor dele conosco!
QUERIDINHA: Ah... Como eu amo Deus!!!!!!!