sábado, 10 de setembro de 2011

ORIENTAÇÕES PARA GRUPO DE ORAÇÃO PARA CRIANÇAS - GOC

PREGAÇÃO - GRUPO DE ORAÇÃO PARA CRIANÇAS


A função primordial do Grupo de Oração para as Crianças (GOC): é levá-las a um encontro pessoal com Jesus Salvador e a busca de uma nova vida motivada pela ação do Espírito Santo que habita em nós.

Seu carisma: é o batismo no Espírito Santo. As crianças devem e podem viver experimentando o Espírito Santo. Elas também podem viver o Pentecostes!

Como funciona: igual ao grupo de oração de adultos. O que tem no grupão tem que ter no grupinho só que com a linguagem própria para as crianças mais a atividade para fixação.

Existem passos que devemos seguir para termos um GOC que atinge seu objetivo. Vale a pena lembrá-los:

1. Acolhida e animação – Acolher as crianças com carinho e amor. Um sorriso e um abraço são indispensáveis. Cante músicas alegres que permitem a socialização. Nesse momento também pode ser feito orações, pedidos de orações, entrega do seu coração ao de Jesus, animação com brincadeiras... Oração do tercinho – Pode ser uma dezena, o terço do menininho Jesus ou uma Ave- Maria para cada criança. Tudo depende da atividade daquele dia e da ação do Espírito Santo conduzindo a equipe. Claro, não pode faltar criatividade. Quanto mais as crianças puderem ver e participar, mais elas irão gostar da oração.


2. Louvor – Conduzir as crianças a um pequeno louvor. Louvar é agradecer. Agradecer a Deus pelo que ele criou (plantas, animais, eu e você) a Jesus pelo que Ele é (amor, misericórdia,bondade, esperança, refúgio...), e ao Espírito Santo pelos frutos que realiza em nós (paz, paciência, sabedoria...). Durante o louvor acontecem curas, libertações e manifestação do amor de Deus. É no louvor que Deus age em nós. O louvor abre as portas à efusão do Espírito Santo. “Da boca dos pequeninos sai um perfeito louvor.”



3. Oração de efusão – Rezar com as crianças pedindo a ação do Espírito Santo. Não deixe esse momento ser vazio. Peça, clame com poder e unção. A efusão do Espírito Santo é um mergulhar em águas mais profundas. As crianças são capazes de sentir a presença do Espírito Santo transformando suas vidas. Elas também podem orar em línguas.



4. Pregação e ensino – É necessário que haja pregação. As crianças precisam conhecer a palavra de Deus. Só amamos aquilo que conhecemos. A pregação deve ser preparada com antecedência e sobre forte oração. Ela deve ser dinâmica e eficaz. Para ela, você pode utilizar de teatros, varal, TV artesanal, lâminas de desenhos, fantoches...



5. Partilha e fixação – Pode ser feita através de atividades ou dinâmicas. Procure nesse momento conversar com as crianças, escutá-las, ver o que conseguiram fixar. É hora de conhecer sua platéia para rezar por cada uma delas durante a semana e apresentar seus nomes e problemas para a intercessão. Nesse momento é que as crianças vão colorir, pintar, fazer massinhas ou brincar. Lembre-se: tudo é feito em cima do que foi a pregação e o tema do dia. Esse momento serve para fixar o que foi aprendido e preparar um material que permita a criança contar em casa e para os colegas o que ela aprendeu.



6. Oração final – Antes da oração pode ver se têm testemunhos, aniversariantes... Em seguida leve-os a agradecer pela ação de Deus nesse encontro e finalize com o Glória ao Pai, a oração do Pai nosso e Ave-Maria gesticulados ou ainda com a oração do Santo Anjo.

Workshop durante a tarde








A tarde toda estamos vivenciando um Grupo de Oração com Crianças. É momento de graça e aprendizado. O grupo de oração é nossa prioridade e precisamos realizar nele a missão que Jesus nos chamou. Tivemos muitas novidades com a acolhida, o louvor, o batismo no Espírito Santo e a pregação. Jesus mandou, pescador eu sou!

workshop ministério

O trabalho no workshop do ministério teve início com muita oração e unção. Acolhemos as dioceses e cada uma delas apresentou os trabalhos que tem realizado. Tivemos apresentação das dioceses de Januária, Leopoldina, Mariana, Patos de Minas, São João Del Rey, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia. Em seguida os coordenadores receberam a força do menininho Jesus e impulsionados por Ele rezaram por cada servo presente. Foi uma benção!!!! Você também recebeu essa benção. Ela atingiu toda Minas Gerais pois colocamos cada diocese no colo da mãe.

PREGAÇÃO ROGÉRIO

Rogério dá início a formação acolhendo toda Minas Gerais e dizendo como o Brasil espera de nós. Minas é o segundo estado com maior número de Grupos de Oração. Deus quer nos afiar para sermos instrumentos dele. Em Baruc 5.1 - Tiremos as vestes de luto pois um novo tempo se inicia. Ergue-te Jerusalem! Ergue-te MG! Essa palavra foi promessa de Deus pra nós!
Estivemos no congresso em Governador Valadares e lá aconteceram muitos milagres. Jesus Cristo passou no meio de nós, alto, majestoso e o mal foi envergonhado naquele ambiente. Quando pedimos benção, a chuva de primavera caiu sobre nós. Deus sinalizava, não temos mais tempo de graça. Estamos concientes com a nossa missão. Vivemos um tempo de maturidade espiritual.
Em 1 Cor. 12, 7 - a cada um é dada a manifestação do Espírito Santo para proveito comum. Cada um recebe uma graça, um dom, um a manifestação do Espírito Santo. E um presente de Deus, e gratuito, mas não é para mim; é para o outro. Para exercer o ministério ele se derrama em mim para que eu seja usado na edificação do outro.
 Os ministérios são diversos mas um só é o Senhor. Somo uma única igreja. Quando estamos no exercício do ministério empenhamos a RCC e edificamos a Igreja. Os ministérios não podem crescer em torno de si. Ele existe para a RCC; foi ela quem o instituiu. O ministério tem que tornar comum aquilo que a renovação fala, os seus projetos.Eu e você membros do corpo, iremos passar; mas a RCC permanecerá. O ministério existe para auxiliar o coordenador diocesano, o coordenador estadual, para servir o povo e manter a RCC, nas nossas células que são os Grupos de Oração. Estamos para somar e não dividir. Precisamos nos formar e os outros. Precisamos ensinar o outro. O grupo de oração existe para servir o povo. Para fazê-lo cantar, louvar, participar e rezar. Não é lugar de show. As pessoas precisam levantar as mãos para louvar, precisam rezar uns pelos outros. Estamos muitas vezes despreparados.
Estamos aqui para buscar essa formação e tirar as dúvidas para sermos melhores naquilo que Deus me confiou.
Precisamos sair daqui abastecidos e comprometidos com a obra.

DEUS QUER RECONSTRUIR



O I Encontro Estadual de Formação para Ministérios começou com grande louvor e efusão do Espírito Santo. A coordenadora diocesana Clênia que nos acolheu desde a preparação deste encontro, coroou Nossa Senhora fazendo, assim, oficialmente a abertura do encontro.

CHEGADA A CURVELO

Oi gente! Já estamos em CURVELO a cidade é linda e a tia Dani esta aqui só me pedindo: escreve aí tia Samantta: corre gente! Pega seu carrinho e vem pra cá que ainda dá tempo! Durante todo tempo vamos tentar publicar um pouquinho para que se você ainda não veio saiba o que está acontecendo aqui...Beijos....

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Bem vinda Januária

Gente a diocese de Januária também confirmou presença!!!!

A diocese de Ituitaba agora tem representante no ministério para as crianças!!Bem vinda Katiusce.

ENCONTRO ESTADUAL

Oi povo de Minas Gerais!!!! Está chegando o dia do nosso encontro com todas as dioceses de Minas Gerais. Estou feliz com o que o Senhor tem preparado para nós!!!Tem uma turma na diocese de  Diamantina com os braços abertos para nos receber e acolher. Tem cartas maravilhosas no blog do encontro para a gente ler e rezar. E os workshops que nos esperem!! Estou ansiosa para ver o que cada diocese tem realizado por nossas crianças. Teremos muitas orações, novidades e materiais novos. Esperamos por você!!!Abraços, Graziela

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

FORMAÇÃO EM PIRAUBA

Oi turminha de Pirauba que alegria poder estar ai com vocês. Que o menininho Jesus abençoe vocês e vos de criatividade e ardor missionário.Ai estão alguns de nossos super momentos por ai. Um beijo especial ao pessoal da rádio, foi fantástico participar do programa e estar na casa de todos os ouvintes. Quem ainda não escutou sintonize sua radio na oração da manha de sabado. É DEMAIS! A missa foi o ponto alto da formação, foi linda.











segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CARTA PARA VOCÊ!!!

Saudações à família RCC do Estado de Minas Gerais!


Irmãos e irmãs,

Estamos nos aproximando de um grande momento para a RCC de nosso estado: o nosso Encontro Estadual de Ministérios.

Com muito zelo, cada ministério tem se preparado, afim de que você conheça ou mesmo aprofunde um pouco mais no seu chamado.

Nós amamos o que conhecemos, por isso precisamos de formações.

Deus pode fazer muito mais em nós e através de nós, se fizermos a nossa parte e nos entregarmos de coração aberto ao serviço para o qual Ele nos chama e quer capacitar mais e mais.

Você faz parte desse movimento e sua entrega é que lhe confere vida. Como nos escreveu São Paulo "A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; a outro, a fé, pelo mesmo Espírito; a outro, a graça de curar as doenças, no mesmo Espírito; a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas. Mas um e o mesmo Espírito distribui todos estes dons, repartindo a cada um como lhe apraz. Porque, como o corpo é um todo tendo muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo." (I Cor 12, 7 -12). O seu lugar só você ocupa!

Venha participar conosco deste encontro! A cidade de Curvelo e toda a Arquidiocese de Diamantina se alegram e contam com sua presença!

Nayara R. César

Nutricionista

Universidades Renovadas "Um Sonho de Amor para o Mundo"

O ministério para as crianças de Minas Gerais também espera por você!!!!E com uma surpresa. venha participar conosco. Grazi