quarta-feira, 2 de maio de 2012

Missa das mães/ 6º Domingo de Páscoa

AMAI-VOS COMO EU VOS AMEI/DIA DAS MAES


(gostaria de já sugerir que montassem a missa de vocês sem aumentar muito o tempo senão as crianças ficam cansadas. Para ajudar sugiro não colocar ato penitencial dinamizado, deixando-o na responsabilidade do sacerdote, a menos que não for fazer homenagem as mães. Como a homenagem é em forma de teatro a homilia será em história.o ano passado fizemos um mural com o nome das mães e esse pode ser repetido porém de forma diferente. Coloque uma imagem de Jesus com um coração. No coração a palavra mãe e uma imagem de Maria. Ao lado cada criança a medida que for chegando a igreja coloca o nome da mãe num papel e põe no mural.)

ACOLHIDA

Com: Bom dia!

Samuel: uhu! Bom dia.

Com: hoje é um dia muito especial pra nós. Somos convidados a amar, amar e amar. Também é dia das mães.

Samuel:Minha mãe até veio a missa. Eu to muito feliz e já coloquei o nome dela no mural.

Com: Olhem crianças Jesus também teve uma mãe que ele amava e respeitava. Ele era obediente? O que vocês acham?

Samuel: acho que ele era um filhão, dos mais obediente e educado.

Com: Sabe por que? Pra nos ensinar a ser como ele.

Samuel: nossa

Com: Hoje nós vamos rezar por todos que precisam, pelos doentes, pelas crianças mas de maneira especial queremos apresentar todas as mamães no coração de Deus. Que elas sejam iluminadas como Maria.

Samuel: E que elas cadê vez mais nos ensinem a amar.

Com: em pé vamos acolher com alegria nosso sacerdote padre.......

LITURGIA DA PALAVRA

Com: hoje a leitura vai nos ensinar a amar a todas as pessoas sem fazer distinção de ninguém.Ouçamos com atenção.

EVANGELHO

Com: Com muita alegria cantemos para aclamar o santo evangelho.

HOMILIA

Era uma vez em floresta muito grande um bicho bem curioso e danado de arteiro.

Sabem de que bicho estou falando? Era um macaco. Ele aprontava com todo mundo. O bicho preguiça que era muito sossegado nem ligava pra nada, mas a dona anta resolveu implicar. Dona coruja muito sábia e observando tudo do alto chamou dona anta e falou: Dona anta a senhora é esperta e inteligente pare de implicar com o macaco. Mas ele é muito arteiro, fica caçando confusão. Ele apenas é diferente. Por que ele não é igual ao preguiça ou as joaninhas? Porque ninguém é igual. E devemos aprender amar a todos. Se amamos estamos sendo obedientes ao que o senhor nos ensinou. Depois de ouvir isso dona anta passou a olhar os outros com outros olhos. Seu macaco também aprendeu a lição e todos na floresta passaram a viver como o senhor tinha ensinado.

HOMENAGEM AS MAES

Este teatro foi feito com muito carinho para homenagear as mães. Além de fazer na missa ele será usado na escola onde trabalho. Espero que gostem e o aproveitem para evangelizar onde estiverem. Um abraço carinhoso Dani

D. Tarta: ai, snif, snif

Anjo: Oi D tarta. Boa tarde!

D Tarta: boa tarde por que? Olha que dia triste.

Anjo: Triste? Olha o sol amiguinha e tantas coisas lindas que Deus te deu e preparou pra você.

DTarta: não sei não, Deus me fez na vagareza com us casco super pesado. Tadinho dos meus filhinhos. Todos nasceram igual a mim.E o pior eu sempre os protegi. Agora ficam ai dizendo que ja dão conta do proprio casco.

Anjo: Deus te deu a graça de ser mãe e deixar para seus filhos uma grande herança. Eles são parecidos com você, mas são únicos aos olhos de Deus.

D. Tarta: o seu anjo, mas não vem que não tem. Eu fico aqui na peleja e de tanto trabalhar veja como estou. Parece que nem tenho tempo pra nada.Dediquei todo meu tempo pro meu filho e agora veja meus cabelos, meu corpo... Ai

Joaninha: Me desculpem a intromissão, mas tava escutando vocês e seu anjo concordo com a D Tarta ser mãe hoje em dia é muito dificil. Meus pequeninos, era tão bom quando não sabiam voar. Agora que descobriram as asinhas...To aqui sozinha. Parece que nada que fiz e ensinei é certo.

Anjo: que isso minhas amigas. Vocês tem o dom. O dom de ser mãe. As mães por natureza protegem seus filhotes, se pudessem colocariam cada um numa pequena redoma de vidro. Vocês são especiais e queridas de Deus. Os filhos podem aprender a voar ou se sentirem protegidinhos em suas proprias casquinhas, mas vocÊs sempre estarão por perto para interceder por eles, para conduzi-los ou simplesmente pra ama-los. Não importa se você é uma mae tartaruga com uma grande cascca de proteção, se você é uma mãe joaninha pronta pra ensinar o filho a voar. Não importa se você é de uma cor ou outra, o que importa é que você é mãe e ser ma~e é dom de Deus. Por isso pra você mamae joaninha, tartaruga, Ana, jOana, Maria, e todas as mães hoje temos um recado especial.

(entra um grupo de alunos cantando e dançando a musica aos olhos do pai.)



Missa do 5º Domingo de Páscoa

PERMANECEI NO AMOR

ACOLHIDA

Com: (entra cantando) meu Deus é bom pra mim, comigo vai. Tão forte brilha o sol, a chuva cai. Amor tão grande assim só Cristo tem por mim. Direi até o fim: meu Deus é bom pra mim. Bom dia! Deus é tão bom que permanece sempre ao nosso lado. Ele caminha conosco, se alegra com nossas vitórias, nos encoraja quando enfraquecemos. Ele esta sempre conosco. Por isso hoje somos convidados a permanecer com ele, a ser fiel.

Samuel: tão esquecendo até de mim.

Com: cadê você amiguinho?

Samuel: tava aqui escondido, porque eu tava triste, mas ouvindo você meu coração se encheu de alegria. Decidi me alegrar porque mesmo na minha tristeza Deus permaneceu comigo e por meio de você me trouxe alegria.

Com: Deus é mesmo mais que demais!

Samuel: se ele tivesse aqui na minha frente eu ia da um abração nele, um beijo estralado e dizer como eu o amo.

Com: é só fazer isso na hora da comunhão.

Samuel: é mesmo! Vamos chamar logo o padre que eu to doidim pra me encontrar com Jesus.

Com: vamos ficar de pé e com alegria cantar para acolher o padre....

ATO PENITENCIAL

(Levar um baú de tesouros- dentro colocar bijouterias. Levar um coração com palavras de amor, paz...)

Com: Olha gente hoje eu trouxe uma coisa pra mostrar pra vocês.

Simone: Oi, cheguei bem na hora pelo visto.

Com: é verdade veja amiguinha hoje trouxe meu baú de tesouros. Veja.(mostrar as jóias)

Simone: Isso é bijouteria e não tem valor de verdade. Essa sua riqueza acaba rapidinho. Mas, também trouxe o meu.

Com: Cade que eu não to vendo?

Simone: o maior tesouro que eu tenho é aquele que guardo em meu coração. Ë o amor de Deus, amor a meus pais, o perdão, a obediência... só preciso tomar cuidado pra não deixar o pecado entrar, senão acabo valorizando a mentira, a inveja, o dinheiro e esquecendo da maior riqueza que Deus me deu.

Com: você tem razão, no nosso coração fica o nosso maior tesouro. Vamos pedir perdão a

Deus pelas vezes que não reconhecemos que ele é nossa maior riqueza e acabamos é dando crédito ao pecado? (conduzir momento de perdão) .

LITURGIA DA PALAVRA

Com: Agora vamos atentamente escutar a palavra de Deus.

EVANGELHO

Com: A palavra de Deus é luz para nossa vida. Fiquemos de pé e aclamemos o evangelho cantando.

HOMILIA

Dani: (cantando em frente a um vaso e fingindo estar podando a planta)

Lu: mamãe, mamãe.

Dani: bom dia filhinha, por que esta tão agitada?

Lu: tenho uma tarefa da catequese e preciso de ajuda.

Dani: e qual é?

Lu: preciso explicar por que eu tenho que permanecer em Jesus todos os dias.

Dani: essa é fácil, preste atenção. Esta vendo essa plantinha? Ela esta firme no solo e sendo regada e adubada vai crescer e dar frutos. Tá vendo esse galho? Tá seco e precisa ser cortado. Se tirar o galho seco, irá crescer outro com mais força e pronto para dar mais fruto. O galho que cortei ficando longe da árvore, seca e morre.

Lu: e o que isso tem haver com minha tarefa?

Dani: Imagine. Essa árvore frondosa é Jesus que está firme em Deus. É forte, seguro.E dá muitos frutos de amor e bondade. Os galhos somos nós. O galho que se afasta da árvore morre. Quem se afasta de Jesus fica triste, desanimado e abatido. Mas, o galho que permanece da frutos. Assim somos nós quem é fiel e permanece em Cristo dá muitos frutos de amor, paz, paciência, mansidão, perdão...

Lu: eu quero ser como esse galho que esta preso na árvore. Quero permanecer em Jesus e dar muitos frutos. Obrigada mamãe. (sai)

Dani: vai com Deus minha filha!