sexta-feira, 19 de julho de 2013

Missa 17 º domingo Comum- Rezar é necessário e faz bem

ACOLHIDA
Samuel: Como é bom a gente se encontrar aqui neste lugar...
Com: onde dois ou mais estão unidos, o senhor está também.
Samuel: uauh! É tão bom saber que quando estou aqui, o senhor esta também!
Com: É verdade. Ele está sempre no meio de nós. Podemos falar com ele e escutá-lo sempre que estamos em oração.
Samuel: (reza bem rápido) pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino...
Com: ei amiguinha, calma, respira, o que está acontecendo?
Samuel: é que eu tenho tanta coisa pra falar com Deus que quero começar logo.
Com: Eu também. E vocês crianças, também querem falar com Deus? Então vamos logo começar, ficando de pé e acolhendo o padre com alegria.
ATO PENITENCIAL
(montar um coração vazado. Colocar dois potes de vidro compartilhando o interior. Um é o lado do pecado e o outro o de Jesus).
Com: Crianças Deus nos deu um coração muito bom. Nosso coração aceita tudo aquilo que a gente oferece, mas ele mostra o resultado disso em seu interior. Se eu oferecer mentira, ódio, raiva, inveja, ele recebe mas olha como ele fica...(por pó de café ou tinta preta no pote do pecado). Agora se eu ofereço amor, respeito, obediência, perdão olha a resposta que ele dá. (por anilina vermelha no outro pote). Peraí...Não misturou? Sabe porque? Onde está o pecado, Deus não está. O que vocês querem: que o pecado tome conta de todo o coração e afaste Deus de lá? Ou que Deus tome conta de todo o seu coração? Para que o amor reine é necessário pedirmos perdão, assim nosso coração será todo de Deus. Vamos abaixar nossa cabeça e reconhecer que somos pecadores cantando.
HOMILIA
Cenário: mesa para cientista, microscópio, tubos de ensaio ou vidros, relógio grande, telefone
Personagens: Anjo, cientista, amigo
Cientista: (mexendo nos vidros até fazer a reação em que ferve  e sai espuma)Nossa, será que vou conseguir? Essa fórmula de remédio vai ajudar tanta gente..ai, ai, ui, ui,ui... EURECA!!! Consegui! Agora preciso registrar isso antes que eu me esqueça. Ah não! Essa não esqueci que meu computador estragou. Já sei vou a casa do Joãozinho pegar o dele. (olha no relógio) Meia noite! Melhor me apressar.
(vai até o canto e bate na porta)
Cientista: Joãozinho
Joãozinho: Oi1 Quem está me incomodando essa hora?
Cientista: Sou eu, seu amigo Juquinha. Tô precisando do seu computador pra registrar uma fórmula que acabei de descobrir.
Joãozinho: Se tá louco? To cansado e tava dormindo. Volte amanhã.
Cientista: mas até amanhã já esqueci.
Joãozinho: Boa noite!
Cientista: Mas, mas...E agora, até amanhã já esqueci
(sai voltando  para a mesa e encontra um anjo)
Anjo: Olá amigo, tudo bem? Você parece meio chateado.
Cientista: Tô mesmo! Acabei de descobrir a fórmula de um remédio e não sei como registra-la. Fui pedir o computador emprestado e meu amigo Juquinha nem abriu a porta. Amanhã já terei esquecido. Não sei o que fazer.
Anjo:Por que você não pede ajuda pra Deus? Tenho certeza que ele te ajudará a encontrar uma solução.
Cientista: Será? Mas ta tarde, nem meu amigo me ouviu? Como vou falar com Ele?
Anjo: Só tem um jeito de falar com ele. È a oração. Se rezar com fé ele te ouve e te atende. Pode rezar a qualquer momento.
Cientista: Vou tentar... Mas como faço? Não sei rezar.
Anjo: É só falar com ele com respeito, reverência e humildade
Cientista: Senhor queria te pedir uma ajuda, preciso tanto achar um jeito de não esquecer essa fórmula, minha memória não é muito boa. Senhor me ajude. O que? É isso. Obrigado senhor! Vou pegar uma tinta e um papel, vou anotar.
Anjo: Viram só crianças, sempre devemos recorrer ao pai do céu. Ele está sempre pronto para nos ajudar. Basta apenas uma coisa a oração. Deus nos ouve a qualquer hora do dia ou da noite. Me lembrei de uma musiquinha. Cantar o telefone de Deus.



16o. Domingo Comum


16o. Domingo Comum – 21/07/13
Comentário: Roberta
Perdão: Laiz
Músicas: Boneco de lata (Solange) e Quem me tocou?
Homilia: Cybele
Oração da Comunhão: Luziane


ACOLHIDA
(Comentarista deverá estar com avental e lenço na cabeça, caracterizando faxineira)
Entrar cantarolando com a vassoura limpando: “Sai, sai pecado; Sai, sai pecado” Opa! Essa missa já vai começar, vou parar de limpar e preparar o meu coração!
A missa é o momento que temos de ouvir o próprio Jesus falar conosco. Vocês já apresentaram suas intenções. Quem aqui vai rezar pelo papai e pela mamãe??? Vamos agradecer pelas férias??? E o vovô e a vovó??? Vamos rezar por eles??? Jesus acolhe nossos pedidos! Ih! O padre chegou!!! Vamos de pé com alegria acolhê-lo?

ATO PENITENCIAL
Entra cantando: “Por hoje não vou pecar, não quero reclamar, pois o meu Deus é santo, Ele quero imitar!!!” (Chamar 3 crianças para segurar uma bola de papel de jornal de maneira que ocupe a mão e não possa fazer a atividade)
-- Vamos lá, quero ver quem vai conseguir me imitar!!!! Sem deixar cair a pedrinha e batendo a palma da mão com palma da mão.... (crianças não conseguem bater!).... Ih, ninguém conseguiu!!!
Vamos ver agora quem consegue: palma da mão na cabeça.... Ih, ninguém conseguiu este também!!!.... Vamos mais um então, vamos lá, vamos ver quem vai conseguir esse, é facinho, facinho!!!.... Com as mãos fazendo coração.... Ih... Meu Deus do Céu!!! Viram só, com as pedrinhas na mão vocês não conseguiram me imitar!!! Essas pedrinhas são como o pecado: não nos deixam imitar Jesus! Então o que temos que fazer para conseguir imitar Jesus??? Tirar as pedrinhas do pecado do nosso coração!!! Então vamos tirar essas pedrinhas do nosso coração agora e deixá-lo limpinho. (Conduzir oração de perdão!)

LITURGIA DA PALAVRA
(Levar cotonete)
Comentarista: É hora de escutarmos com atenção. Já que eu gosto de limpeza, vamos limpar nosso ouvido! Pega aí seu cotonete virtual. Muito bem! Agora bem atentos vamos escutar!!!   

EVANGELHO
Comentarista: Com alegria vamos de pé aclamar a Palavra de Deus!

MÚSICAS
Boneco de lata (Solange estará vestida de robô)
Quem me tocou?

HOMILIA
Olá, bom dia!!! Sou a dona Tarta e já tenho 150 anos. Hoje vou contar uma bela história! Há muito tempo atrás na minha floresta os animais ouviram falar que o rei leão ia nos visitar. A bicharada tratou logo de providenciar os preparativos. Dona Lulu, uma cachorrinha danada começou a varrer sua casinha, seu patinho começou a pegar as coisas sujas da água e a limpar o rio. Dona Bia, a coelhinha arrumou um quadro e pendurou na árvore. Mas Dona Joaninha é que foi um arraso! Não sossegava. Queria sua árvore bem bonita e arrumada. Voava depressa buscando alimento e enfeites e não sossegava. Dona coruja muito esperta só observava e queria um jeito de registrar todos os momentos. O grande dia chegou e o senhor leão entrou na floresta. No meio de uma clareira ele se sentou. Dona coruja olhava atenta e tirava fotos. Dona coelha sentou-se aos pés do leão. A Lulu ficou ali bem perto e o seu pato ficou a margem olhando de longe. Mas Dona Joaninha estava tão apavorada que não percebeu a presença e continuou seus afazeres. O senhor leão falou muitas coisas e deu instruções a todos os bichinhos.Quando estava se despedindo dona Joaninha chegou. Todos aproveitaram, menos Dona Joaninha!
                Vamos pensar um pouco nesta historinha... Quem mais aproveitou a sabedoria do leão? Aqueles que estavam ouvindo. A coruja que estava atenta, a cachorrinha que se deitou nos pés do leão e o pato que ficou só ouvindo. Antes de ouvir o que eles fizeram? Eles preparam para receber o leão não foi? O padre leu uma história bem semelhante! Jesus foi visitar a casa da Marta. Ela estava preocupada em arrumar tudo e Maria, sua irmã, aproveitou para sentar-se próxima de Jesus. Temos que pensar nas duas: 1- É importante sermos como Marta, precisamos cumprir nossas tarefas diárias, mas também precisamos ser como Maria que deixa tudo para escutar Jesus. Não podemos nos ater só nas tarefas, e deixar nosso tempo passar sem parar pra escutar a voz de Jesus. É preciso rezar, falar com Deus e se por a servir.

ORAÇÃO COMUNHÃO: ESCORREGADOR
Luziane conduzirá!