quinta-feira, 15 de agosto de 2013

MISSA DA ASSUNÇÃO DE MARIA


Comentário: Cybele e Ana Claudia- com 02
Perdão: Cybele
Homilia: Samantta

MARIA SOBE AOS CÉUS!
ACOLHIDA

Com: (entra cantando e procurando alguma coisa) Coloquei minha roupa mais bonita, pra ir a missa louvar a Deus. Bom dia! Que bom que estamos reunidos mais uma vez para celebrarmos em comunidade.
Com 02: Ué tia ...... o que está fazendo? Perdeu alguma coisa?
Com: Não. È que hoje é um dia especial. E eu sei que vamos descobrir como Maria chegou ao céu.
Com 02:  A missa é sempre especial. Mas hoje eu tenho que concordar com você. Pois hoje celebramos a Assunção de Maria.
Com: Asun, asun o quê?
Com 02: Assunção de Maria. Celebramos o dia que Maria mãe de Deus subiu aos céus.
Com: Isso foi o que eu falei. Eu to é procurando a escada. Eu sei que deve estar na igreja em algum lugar. Me conta onde fica que eu vou subir também.
Com 02: Não amiguinha, não tem nenhuma escada,  ela foi levada por anjos.
Com: nossa!mais que demais. O que eu tenho que fazer para que os anjos me levem.
Com 02: você tem que ser santo! Precisa ter uma vida de discípulo de Cristo. Viver tudo aquilo que o senhor nos ensinou.
Com : ai tá difícil.
Com 02: está difícil mas não é impossível. Você me fez ate lembrar uma música que fala que tudo é possível se você crê em Deus.
Com: Vamos cantar.
Com 02: Vamos, vira pra quem esta do seu lado e pergunta ai pra ela: esta difícil ser santo? mas não é impossível. Olha pra quem esta do outro lado e diz assim: tudo é possível, se você crê em Deus. (se for oportuno cantar)
Com: Vou pedir a Deus na missa de hoje que me ajude a ser mais santo.
Com 02: então vamos logo chamar o padre pra nos ajudar. Em pé acolhamos com alegria nosso pároco......


ATO PENITENCIAL
(PREPARE UMA CAIXA COM A IMAGEM DE MARIA OU UMA IMAGEM DELA COM UM  cORAÇÃO e outra com a imagem de uma criança)
Com: Olha agorinha eu falei que queria ir para o céu  assim como Maria. Pois é mas eu descobri  que não é de escada. Precisamos dar passos todos os dias para chegar lá.
Precisamos todos os dias fazer um exame de consciência e olhar pra dentro do nosso coração e ver se ele se parece com o coração de Maria. Se pudéssemos olhar no coração dela o que encontraríamos lá? Lá vamos descobrir alguns ingredientes que nos levam ao céu. (ir falando e tirando de dentro do coração as palavras) Vamos descobrir que ingredientes são estes? Perdão, caridade, fidelidade, humildade, fé, amor ao próximo.... (ir tirando do coração de Maria e colocando no da criança. Quanto mais próximo nosso coração estiver do dela, mas perto estaremos também do céu. Para isso precisamos pedir perdão sempre que erramos, para não deixar o pecado tomar conta do nosso coração e colocar nele a inveja, raiva, ódio, falta de perdão, falta de caridade...Vamos pedir perdão a Deus pelo que está ai no coração e que não deveria? (fazer uma oração ou cantar uma canção apropriada).

LITURGIA DA PALAVRA
Com: Agora é hora de escutar a voz de Deus. A leitura hoje é linda mas temos que prestar muita atenção para entender.
EVANGELHO
Com: Maria é uma mulher de fé e foi escolhida para cooperar ativamente na salvação dos homens. Ela nos ensina como devemos amar e seguir seu filho Jesus. Quem quer ser como Maria. Então em pé aclamemos com alegria a palavra de Deus cantando.
HOMILIA
(Prepare fantoches ou bonecos ou desenhos de vareta de Isabel, Jesus bebe, adulto e crucificado, uma pomba do Espírito Santo e anjo. Coloque os bonecos numa caixa e a medida que for contando a história vá tirando da caixa os fantoches).
ATENÇAO: Quem vai contar a história será uma pessoa que se vestirá de Maria.

Bom dia! Hoje é um dia muito especial pra nós, e nossa missa é festiva. Hoje comemoramos a assunção de Nossa Senhora. Quer saber? Ninguém melhor pra contar essa história do que....uma convidada especial....Feche os olhos, não vale abrir.(colocar o manto imitando Maria) Pode abrir. Olá! Vocês sabem quem sou? Eu vim contar minha história. Tudo começou quando Deus me escolheu para ser a mãe de seu filho. Ele enviou um anjo para anunciar o  seu plano.Quando o anjo chegou levei o maior susto. Ele me disse que eu havia sido escolhida para ser a mãe do seu filho. Fiquei com um pouco de medo mas sabe o que respondi? Sim, eis aqui a serva do Senhor. Foi então que o Espírito do Senhor me envolveu e fiquei grávida. Acham que fiquei com preguiça? Não, não. Fui até a casa da minha prima Isabel, que também estava grávida e era mais velha. Quando ela me viu João Batista estremeceu em seu ventre. Depois fui embora. Jesus nasceu e cuidei dele com amor e o ensinei a caminhar segundo a vontade de Deus. Depois Jesus cresceu e o acompanhei na sua vida e até no caminho de cruz. Após a ressurreição  continuei em oração e conduzindo os discípulos. Por isso quando chegou minha hora Deus enviou novamente anjos para me conduzirem ao céu e de lá rezar por cada um de vocês. Se vocês também desejam um dia estar no céu devem aprender comigo algumas lições:
1-     Servir aos irmãos
2-     Ser obedientes a vontade de Deus
3-     Amar e rezar sempre

Agora vou embora e não se esqueçam de ter um coração manso, humilde e paciente.