sexta-feira, 4 de outubro de 2013

27o. Domingo Comum – 06-10-13


ACOLHIDA
Com e fantoche: (entra cantando) Tudo e possível se você crê em Deus. (2x)
Com: Bom dia!
Fantoche: Bom dia!
Com: Tudo bem com você amiguinha?
Fantoche: Tudo, mas tô numa canseira.
Com: Por quê? Tá trabalhando ou estudando muito?
Fantoche: Que nada tô treinando minha fé.
Com: Como assim?
Fantoche: Fico olhando pra montanha e falando: se mova, se mova.
Com: Como assim?
Fantoche: Jesus não falou que se a gente tivesse fé, as montanhas se moveriam? Então... Tô treinando pra ver elas saírem do lugar.
Com: Ai amiguinha.....Jesus nos ensinou sim a termos fé que poderíamos mudar muitas coisas. Mas não é a montanha de solo firme que devemos querer ver se mover, mas a montanha do nosso coração, das decisões que temos que tomar em nossas vidas.
Fantoche: Num entendi nada do que você ta falando.
Com: Vou te dar alguns exemplos: Lembra de Abraão? Foi pela fé que ele chegou à terra prometida, pela fé ele teve um filho. Pela Fé as muralhas de Jerico caíram ao chão, depois de sete dias rodeadas pelo inimigo.
Fantoche: Ah, agora sim... Pela fé muita coisa pode mudar.
Com: Se pedirmos a Deus com fé, nossas muralhas também podem cair. Em pé e com alegria cantemos para acolher o padre Júlio....

ATO PENITENCIAL
 Com: Crianças conseguimos ver Jesus dentro do nosso coração? Não né!? Sabem por que? Porque muitas outras coisas nos impedem de ver Jesus. O pecado por exemplo. A mentira, a desobediência, a raiva...Quando pedimos perdão, Jesus nos lava com seu amor e tudo que estava nos impedindo de ver Jesus desaparece e podemos ver que Jesus vive e reina em nosso coração. Vamos pedir perdão para que consigamos enxergar Jesus em nosso coração?  

LITURGIA DA PALAVRA
Com: Amiguinha vamos exercitar nossa fé e ouvir o que Deus tem a nos falar?
Fantoche: Eu adoro as historinhas de Deus, por isso vou ficar bem atenta a leitura que ______________________ vai fazer.

EVANGELHO
Com: Amiguinha agora é hora de aprender o que Jesus quer nos ensinar para fortalecer nossa fé. Vamos em pé, ouvir bem atentos o Santo Evangelho?
Fantoche: Vamos cantanto


HOMILIA
(o narrador pode vestir-se de peixe ou pode usar fantoches de varetas para contar a história)

Crianças vocês já ouviram falar na Piracema? Piracema significa movimentação, subida dos peixes ao rio. Todo início de ano quando as chuvas estão começando os peixes tem uma difícil missão, mas muito importante para eles. Essa missão é a subida ao rio.
Os peixes precisam ser fortes porque vão nadar contra as correntezas, vão encontrar muitas dificuldades, barreiras. A a piracema é o período que eles têm para colocar seus ovinhos em água doce, protegidos dos predadores, onde poderão nascer, se alimentar e aprender  a se defender. Até que estejam um pouco maiores pra descer o rio e voltar quando for à hora de se reproduzir.
Pois é... Listrado era um peixinho maroto que começou a subir o rio e de repente encontrou uma grande barreira, teve medo e parou de nadar. Dourada o encontrou no meio do caminho e perguntou o que havia acontecido.
 Eu desisti. Ele disse..Você já viu o tamanho dessa barreira na nossa frente? Dourada então respondeu: Não olhe apenas a barreira, mas procure já enxergar o que tem do outro lado. Água doce, quentinha, boa para nossos filhotinhos que vão nascer. Do outro lado tem um bonito lugar nos esperando. Bom, o que te trouxe até aqui? Você foi movida a subir o rio não foi? E o que te moveu foi uma força maior que está dentro de você. Você sonhou com esse lugar e lá no fundo sabe que ele existe.
Listrado respondeu:  É, eu não vi, mas já ouvi falar dessa água fresca que tem de lá. Ai, ai, mas eu sou tão pequeno, fraco ... Estou com medo de não conseguir. Dourada cheia de sabedoria respondeu: Não é o seu tamanho que vale e nem a quantidade de nadadeiras, mas a força que tem dentro de você. Esta força torna você um gigante. Essa força é a sua fé.
Você não a vê, mas ela está dentro de você, e se acreditar realmente você irá conseguir. Listrado então lembrou de tudo que já havia passado e tudo que havia vencido, então acreditou e deu um grande salto, vencendo a barreira e chegando a nascente do rio.
Assim como ele nós devemos ser. Precisamos ter fé em Deus, acreditar que ele está conosco em todos os momentos. Nós também precisamos vencer barreiras todos os dias, seja na escola ou em casa. Se pararmos no meio do caminho não alcançaremos nosso objetivo, mas se acreditarmos, se tivermos fé conseguiremos vencer as dificuldades e transpor obstáculos para chegarmos ao nosso objetivo.