terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

MISSA INFANTIL – Apresentação do Senhor


Com: Andrea
Perdão: Cybele
Homilia: Dani ou Sinara

ACOLHIDA:
Com: (entra com um bebe no colo cantando) Aos olhos do pai você é uma obra prima que ele planejou com suas própria mãos pintou.... Bom dia! Hoje é um dia muito especial. Na missa de hoje vamos ver uma história linda.... Jesus vai ser apresentado no templo. E como é bom.... Como é lindo quando chega uma criança novata aqui na igreja e o padre a toma em seus braços, beija sua fronte e a apresenta a comunidade. É uma grande festa. Sabem por que? Porque somos criados com amor, por amor e para o amor. Somos obras primas de Deus e quando somos apresentados passamos a fazer parte dessa família. Quem aqui ta vindo hoje pela primeira vez? Seja bem vindo. Quem está voltando das férias e tava viajando? Seja bem vindo. Sejam todos bem vindos a casa de Deus. Todos em pé cantemos com alegria para acolher o padre Júlio.

ATO   PENITENCIAL:
- Um copo (representa o nosso coração);
- Pedras pequenas (representam nossos pecados);
- Água (representa o amor de Deus);
- Uma bacia;
- Uma pinça ou pegador de gelo.

Desenvolvimento:

Apresentar um copo cheio d´água dentro de uma bacia. Explicar que Deus nos criou no amor e para o amor.
Deus nos fez "cheios" de sua graça, do seu amor de sua bondade, porém quando nos afastamos do amor de Deus o pecado vai entrando em nosso coração (colocar algumas pedras no copo com água) e vai ocupando o espaço do amor de Deus, assim o nosso coração fica duro, brigão, cheio de mágoas, violento, invejoso, mentiroso... tudo isso acontece quando não sentimos o amor de Deus.
E será que depois disso, depois de ter um coração empedrado, Deus nos abandona? Será que Deus deixa de nos amar? NÃO - NUNCA!
Mas como Deus não desiste de nós, nos enviou seu Filho Jesus Cristo com o poder de perdoar nossos pecados e "limpar" o nosso coração do mal. (com o pegador ou a pinça tirar as pedras). Jesus é Deus, Ele quer e pode tirar do nosso coração tudo o que nos impede de sermos felizes. Agora que saíram os pecados (pedras que representam mentira, inveja, etc) o que ficou faltando? (mostrar o copo e esperar que respondam).
Pois é, como Deus nos criou para estarmos sempre cheios de amor, além de tirar os pecados Jesus também quer que sejamos felizes e quer nos encher com o seu amor, sua força. Vamos pedir isso pra nós? Poe a mão no seu coração e reza comigo assim: Senhor Jesus peço perdão pelas vezes que deixei o pecado entrar em minha vida, pelas vezes que menti, respondi......(conduzir a oração)

LITURGIA DA PALAVRA :
Com:  (musica da Andrea)

EVANGELHO  
Com: Jesus é aquele que traz luz e libertação para todas as pessoas. Fiquemos de pé e cantemos com alegria aclamando o santo evangelho.

HOMILIA:
Oba as aulas vão começar... Quem aqui já esta na escola? Quem tem aula amanhã? Que bom...porque hoje vou contar uma história super legal.Era uma vez um menininho chamado Augusto. Ele estava indo para uma escola nova e era seu primeiro dia de aula. Ele se sentia um estranho no ninho. Estava com vergonha, triste e calado no cantinho. A professora Ana era uma mulher cheia de sabedoria. Ela entrou na sala, cumprimentou todos os alunos. Bom dia meus amores. Sejam bem vindos. Em seguida gentilmente convidou o Augusto para ir a frente da sala. Meio envergonhado ele foi. Ela então falou: Tenho a alegria de apresentar pra vocês um novo amigo que ficará conosco. Ele é o Augusto da Silva, veio da cidade de Formosa, é filho do João e de Maria. Ele tem 9 anos e veio para ser amigo de vocês. Todos os alunos o acolheram com uma grande salva de palmas. Depois deste momento Augusto começou a se sentir parte daquele grupo, pois onde passava as pessoas o cumprimentavam, chamavam pelo nome. Oi Augusto. Quer jogar bola Augusto. Ele ficou conhecido na escola e todos vinham ao seu encontro. Isso é bom não é mesmo? Pois é, Jesus também foi apresentado no templo. Sua mãe Maria e seu pai José o levaram para consagrar ao Senhor. Simeão movido pela força do Espirito  proclamou o menino como luz das nações e salvação. Observem bem o papel da família , que traz o filho a Deus e o educa na palavras de Deus. Temos que nos lembrar senhores pais que devemos ser exemplos, modelos de santidade para nossos filhos... Que temos que consagrar nossos filhos a Deus, trazê-los à igreja, e não deixá-los à livre escolha. Vamos nos lembrar também mães que devemos nos espelhar em Maria que é a fonte transbordante, plena de graça divina. Lembrarmos, queridos pais que devemos ser como José, homem justo, sábio e forte, porque lê os acontecimentos da vida com os olhos da fé... E vocês, crianças, se espelham nos exemplos de seus pais porque tem por quem "puxar" aquilo que é bom... Toda família torna-se sagrada, quando as pessoas que dela fazem parte sabem reconhecer na missão do outro o agir de Deus.


MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO – MÊS FEVEREIRO

Iniciamos nossa Mobilização no dia 12 de setembro e foi uma benção. Muitos estados confirmaram presença  e participaram com amor desse dia.Em Janeiro no ENF fomos chamados a continuar a missão de oração por nossa mãe RCC e pelo Minist´rio para as Crianças. Algumas palavras foram dirigidas a nós, mas queremos destacar essa: “Sede solícitos em conservar a unidade do Espirito no vínculo da paz”. Efésios 4,3. Continuemos sendo ousados meus irmãos, clamemos pelo Espírito Santo. Não deixe o seu estado de fora. A cruz que carrega o fogo de Deus já foi plantada aí na sua terra. Seu solo será solo santo. Convoque seus coordenadores diocesanos, passe essa chama. Esses chamarão seus servos e assim todos nós faremos mais uma vez 24horas de oração pela Renovação Carismática Católica.
Como rezar? Gostaríamos de sugerir que iniciemos com o sinal da cruz, a oração do Creio em seguida invocar o Espírito Santo. Depois rezar o Terço Bizantino do Evangelizador em anexo, faça em seguida uma intercessão profética pelo Escritório Nacional, todos seus projetos (Missionário, Construção da Nossa Casa, Revista...); Conselhos Nacional, Estadual e Diocesanos com todos seus eventos e projetos,  pelos Ministérios seus eventos e projetos. Peça os dons do espírito Santo, faça silêncio, escute o que o Senhor vai te falar. Finalizando faça a oração que nos ensina Elena Guerra: “Senhor, faz que eu fale, agindo conforme teu Espírito: que as minhas palavras te glorifiquem e sejam úteis ao bem espiritual do meu próximo. Amém!” Seja sincero em suas orações. Interceda com fé meu irmão.
Para rezar com as crianças vamos estimular a oração nos grupinhos trabalhando com o Querigma. Neste mês a sugestão será O amor de Deus.
Em anexo segue a tabela de oração do mês e uma sugestão de grupinho de oração para a semana que antecede o dia 12. Não se esqueça: durante a intercessão anotem as palavras e as visualizações que forem saindo pra vocês, e no dia 13, que sucede ao dia da intercessão encaminhem para meu e-mail: danibio2007@yahoo.com.br faremos um único relatório do dia da Mobilização Nacional e encaminharei para Hyde que poderá repassá-lo ao Conselho Nacional. O mesmo Espírito habita  e age em nós.
TABELA DE ORAÇÃO – para 12/02
(Como dia tem 24horas e somos 27 estados, os horários que nos foi nos pedido a oração do Creio Constantinopolitano e a hora da Misericórdia serão rezados por mais de um estado)
HORÁRIO
ESTADO (S)
00:00-1:00
Pernambuco
1:00-2:00
Rio de Janeiro
2:00-3:00
Amazonas
3:00-4:00
Roraima e Rio Grande do Sul
4:00-5:00
Alagoas
5:00-6:00
Piauí
6:00-7:00
Pará e Distrito Federal
7:00-8:00
Mato Grosso
8:00-9:00
Bahia
9:00-10:00
Paraíba
10:00-11:00
Espírito Santo
11:00-12:00
Mato Grosso do Sul
12:00-13:00
Minas Gerais
13:00-14:00
Maranhão
14:00-15:00
Acre
15:00-16:00
Paraná
16:00-17:00
Sergipe
17:00-18:00
Ceará
18:00-19:00
Santa Catarina e Rondônia
19:00-20:00
Goiás
20:00-21:00
São Paulo
21:00-22:00
Rio Grande do Norte
22:00-23:00
Amapá
23:00-24:00
Tocantins

Amigos divulguem esse trabalho, coloquem nos blogs, facebooks...Vamos alcançar  todos os servos de grupinhos de oração. Que o Espírito Santo nos dê coragem e unidade. Que o dia 12 de cada mês seja para aquecer o fogo que existe em cada um e para sustentar o fogo da Renovação Carismática Católica no Brasil.



SUGESTÃO DE GRUPO DE ORAÇÃO
TEMA: Deus é Amor!
REFLEXÃO PARA OS COORDENADORES DO ENCONTRO: Vamos mostrar às nossas crianças que o Papai do Céu nos ama muito. Ele é amor. Nós, como seus filhos também precisamos amar aos nossos irmãozinhos assim como o nosso amiguinho Jesus nos ensinou.
Amor é aquilo que se faz. Amar não é como você se sente em relação aos outros, mas como se comporta em relação aos outros. Nós usamos uma única palavra para definir as várias formas de amor. Amor fraternal, amor entre amigos, amor entre homem e mulher e amor de Deus.
Na Grécia antiga usava-se várias palavras: EROS – amor entre o casal, atração entre homem e mulher; ESTOGÉ – amor que doa, mas quer receber também, amor recíproco; PHILIA – amor fraternal e ÁGAPE – o grande amor de Deus, amor sem nenhum interesse, amor incondicional.
O amor de Deus por nós é totalmente ágape. E não só porque é dado de modo totalmente gratuito, sem mérito algum precedente, mas também, porque é amor que perdoa.
“Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele” (1 Jo 4, 16). Estas palavras dizem, com singular beleza, o centro da fé cristã, a imagem cristã de Deus e também a conseqüente imagem do homem e do seu caminho.  O amor é a essência de Deus, e esta essência Ele mesmo revelou aos homens ao longo da História da Salvação, especialmente na Pessoa de Jesus Cristo, Deus feito homem.
Amor é doação de si mesmo a outro, e uma doação que não se restringe às pessoas que nos amam, mas que se abre a todos os seres humanos. Esse é o caminho do verdadeiro amor. Mas esse amor só pode ser vivido plenamente quando o homem encontra a Cristo, que se entregou a nós por esse amor.
Há uma ligação indivisível entre o amor a Deus e o amor ao próximo: um exige tanto do outro que a afirmação do amor a Deus deixa de ser verdadeira, se o homem se fechar ao próximo ou, inclusive, o odiar. O amor ao próximo é o verdadeiro caminho para encontrar também a Deus, e o fechar os olhos diante do outro nos torna cegos também diante de Deus. Somente o serviço ao próximo abre os meus olhos para aquilo que Deus faz por mim e para o modo como Ele me ama...
Dado que Deus foi o primeiro a amar-nos (cf 1 Jo 4, 10), agora o amor já não é apenas um “mandamento”, mas é a resposta ao dom do amor com que Deus vem ao nosso encontro.
Na Encíclica escrita pelo Papa Bento XVI, Deus caritas est (Deus é amor), ele deseja falar do amor com que Deus nos cumula e que deve ser comunicado aos outros por nós. Ele começa lembrando a todos que “ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande idéia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte, e desta forma, o rumo decisivo”. 

ACOLHIDA E ORAÇÃO INICIAL: Vamos receber as crianças cantando músicas que falem de amor de Deus(O Amor do Papai do Céu) ou podemos fazer a ginástica do Amor de Deus ( O Amor de Deus é tão grande, me leva para um lado, me leva pro outro, me leva pra frente, me leva pra trás, eu amo Jesus! ). Reze uma dezena do terço, quem sabe a da anunciação do anjo a Maria dizendo do imenso amor que é derramado no momento em que Maria disse sim.
EFUSÃO: Conduzir uma oração que leve as crianças ao batismo no Espírito Santo. Inicie com uma música (Papai do deu, mamãe do céu...) e através dela vá pedindo que o Espírito Santo nos modifique. Use a letra da canção para te ajudar. Santo eu quero ser como o papai do céu, espírito de Deus consolador, intercessor ensina-me a cantar, a andar a orar assim....chandaralidaralilicanda!


LOUVOR: Vamos fazer uma grande roda e agradecer  a Deus pelo seu amor, por sua misericórdia para cada um de nós? Leve as crianças a pensar nas pessoas que nos ajudam na nossa caminhada, aquelas que nos socorrem nos momentos difíceis e a louvar e agradecer a Deus pela vida delas. Para incentivar o louvor leve alguns bonecos de menino, menina, pais, avos....Cada criança escolhe o boneco, louva e põe o boneco de volta para o próximo coleguinha.

PREGAÇÃO: (use recursos visuais para ilustrar a historia e a criação de Deus. Pode-se montar um painel da criação durante a pregação. No final faça a dinâmica sugerida para ilustrar a importância de todos permanecerem unidos)
O Papai do Céu cuida da gente e nos ama muito. Ele é o nosso criador e nosso salvador e o seu amor por nós é maravilhoso, grande e eterno. Ele criou a gente à imagem e semelhança Dele e por amar todas as pessoas, Ele enviou Seu Filho Jesus para dar a sua vida para nos salvar. Tudo isso foi feito porque Deus é amor e assim como o Papai do Céu nos ama, nós devemos amar o nosso irmãozinho porque Jesus falou pra gente amar ao próximo como a gente ama a nós mesmos. Jesus ama todas as pessoas, até as que Ele não conhece. Certa vez Jesus contou essa historinha:
Certo homem descia de Jerusalém para Jerico, e veio a cair nas mãos de salteadores. Estes, depois de tudo lhe roubarem e lhe causar muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto. Descia por ali um Sacerdote que vendo o homem ferido e caído ao chão, passou ao largo.
Semelhante ao Sacerdote, passou um Levita, que descia por aquele lugar e vendo-o, também passou ao largo. Certo Samaritano, que seguia o seu caminho, passou perto e vendo-o compadeceu-se dele. Chegando-se, tratou as feridas, colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele.
No dia seguinte, tirou de sua bolsa, dois denários e os entregou ao hospedeiro dizendo: cuida bem deste homem e, se alguma coisa a mais, eu te indenizarei quando voltar. Qual dos homens que passou por ali, praticou o mandamento do amor!!!!!!!Com certeza o samaritano que acolheu e o ajudou. Assim é Deus conosco, e assim devemos ser nós com os outros.
Deus nos ama tanto que nos criou por amor e quando estamos doentes, tristes ele sempre nos ajuda. Essa ajuda pode vir por meio de um amigo, de uma pessoa estranha que se compadece da nossa dor, do papai, da mamãe... Nós também somos anjos de Deus na vida do irmãozinho, portanto, devemos ajudar a todos que precisam de nós.

DINAMICA ILUSTRATIVA: Vamos fazer uma dinâmica para mostrar para as crianças que é possível ajudarmos a todos, mesmo quando parece impossível. Para esta dinâmica precisaremos de um tapete ou um não-tecido azul para representarmos um rio e precisaremos de fita crepe ou giz para desenharmos no tapete ou no não-tecido um retângulo de 20 cm de largura e comprimento deverá ser do tamanho que caiba todas as crianças dentro em fila indiana. Quando todas as crianças estiverem dentro do retângulo você informará a elas que elas não podem sair de dentro dele porque ele é um barco e de fora há um rio cheio de jacarés e, portanto ninguém pode cair do barco. A partir desse momento eles vão ter que se movimentar no barco para organizar a fila em ordem alfabética sempre lembrando que não podemos cair do barco. No princípio todos pensarão que não será possível, mas é. Sentirão medo, mas com a ajuda dos outros encorajando, todos conseguirão. Muitos dirão que não vão conseguir, outros pensarão em desistir, mas, também, sentirão amizade e confiança nos colegas. Você não deve ajudar. As crianças podem passar por baixo das pernas, a da frente pode agachar e a de trás pula por cima ou eles podem se abraçar e girar abraçados, que é a melhor opção.
Conclusão: Na vida nos deparamos com muitos sinais de desamor que se manifestam através da desconfiança, da insegurança, do medo do outro e da indiferença. Porém sempre encontramos no próximo a ajuda necessária para enfrentar qualquer problema e o maior exemplo foi deixado por Jesus, que é Deus de Amor no meio de nós e que nunca nos abandonará.


ORAÇÃO FINAL: Agradecer ao Papai do Céu por todo o amor que Ele nos dá e pedir que continue nos amando cada dia mais e que nos de um pouquinho desse amor para amar a todas as pessoas.