sexta-feira, 7 de março de 2014

MISSA INFANTIL – 1º. Domingo da Quaresma





ACOLHIDA:
Com: (entrar cantando o querigma) Deus ama você, cuidado com o pecado, Jesus já te salvou tenha fé e não fique parado , mude sua vida com Jesus na direção, guiados pelo Espírito e de mãos dadas com os irmãos.... Bom dia! Que alegria estar aqui com vocês. Voces viram que canção bonita cantei? Ela diz assim mude sua vida com Jesus na direção. Estamos iniciando um tempo importante pra nós católicos. Alguém sabe que tempo é esse? É a quaresma. São quarenta dias que temos para mudar nossa vida, nos aproximar mais de Deus e celebrar com dignidade a páscoa. Também iniciamos uma reflexão bonita sobre a Fraternidade e o tráfico humano. (se possível entrar pessoas com correntes) Jesus veio para nos libertar e nos convida a refletirmos sobre isso. Sobre o tráfico e a exploração dos outros.

PERDÃO:
(coração e correntes)
Com: (MOSTRAR O CORAÇÃO COM AS PALAVRAS DE AMOR LA DENTRO ) Deus nos dá um coração lindo cheio de amor, carinho, respeito, fraternidade, amizade.... Deus é bom não é? Mas as vezes nos deixamos envolver pelo pecado e contamos uma mentirinha, desobedecemos, brigamos, perdemos a paciência. Esse pecado vem acorrentar nosso coração. Um coração com correntes não é livre, e tudo de bom que existe ta preso lá dentro. Ficamos tristes e sem capacidade de amar. Será que isso é bom? Não mesmo! É necessário pedirmos ajuda a Jesus para que Ele nos livrar do pecado e desaprisione o nosso coração. Sabe por que? (cantar o coração da menina e do menino)




PALAVRA:
Com: No tempo que vivenciamos, tempo de quaresma precisamos procurar estar mais próximos da palavra de Deus. Ler, escutar e praticar aquilo que Deus nos ensina por meio dela. Vamos ouvir com atenção pois ela nos mostra o bom caminho.

EVANGELHO – 
Com:  O Evangelho de hoje nos traz um grande pedido, ele nos convida a conversão, a oração e ao jejum. Em pé  aclamemos o Santo Evangelho.

OFERTÓRIO:
Com: Esse é o momento de nos ofertarmos a Jesus. Põe a mãozinha no seu coração e pense o que você tem aí dentro que vc quer colocar nas mãos do Sr. Quando eu contar até 3 nós vamos jogar essa oferta aqui no altar. 1 2 3 e já!!! Agora ofereceremos o pão e vinho que serão transformados em corpo e sangue de Cristo. Cantando.

PAI NOSSO:  gesticulado pelos interpretes dos fantoches e comentarista
COMUNHÃO:
Com: Que bom, já chegamos no momento mais especial. É hora de recebermos Jesus que está vivo no meio de nós e presente na hóstia santa. Vamos esticar nosso bracinho assim, fazendo um escorregador. Quando eu disser já, nós vamos puxar Jesus pra dentro do nosso coração. 1 2 3 já. Agora feche seus olhinhos e converse com Jesus enquanto cantamos o canto da comunhão para que todos os que fizeram 1ª. Comunhão possam partilhar da mesa do Sr.

HOMILIA :
(entra uma pessoa com uniforme de time de futebol e senta triste no canto. Em seguida entra um anjo cantando e conversa com as crianças até voltar-se para o personagem e dialogar com ele).
Anjo: Cristo entrou em minha vida, ele me mostrou que existe um céu, sua graça trouxe paz e esperança como não falar do seu amor? Olá, hoje vim falar com vocês de algo especial. Vocês ouviram o evangelho com atenção? O evangelho de hoje nos convidou a conversão, a fazer penitência. Jesus passou quarenta dias sem comer nada, em jejum e oração. E foi fácil pra ele? Não mesmo...ele foi tentado. (olhar para o lado e ver o personagem de time). Uai, peraí....(ir até ele)
Ei amiguinho, que tristeza é essa?
Jogador: Ai seu anjo, to num perrengue danado.
Anjo: o que foi?
Jogador: sabe o que é? Quero jogar na copa do Brasil.
Anjo: e por que essa tristeza? Você é bom de bola que eu sei...Já vi você jogando lá do céu.
Jogador: não sei se vou conseguir....
Anjo: você precisa se esforçar, treinar bastante e se dedicar.
Jogador: ai meu amigo, ai é que é difícil... meus amigos me chamaram para jogar vídeo game, pra ir no shopping.....
Anjo: isso são tentações amiguinho. Jesus também queria muito que todo mundo soubesse do seu amor e do seu plano de salvação. Então ele orou e jejuou por 40 dias.
Jogador: você ta me comparando com Jesus. Se ta doido? Pra ele foi fácil. Ele é Jesus ne?
Anjo: nâo foi fácil nada. Ele foi tentado a desistir muitas vezes, o diabo ofereceu a ele muitas coisas boas, mas ele perseverou e por isso conseguiu nossa salvação. Se você treinar, persistir e vencer as tentações você alcançará a vitória.
Jogador: você tem razão anjo, chega de tristeza...vou embora treinar. Obrigado. Tchau.
Anjo: tchau amiguinho.... viram crianças tudo é possível se a gente crê e coloca nossos esforços pra que aquilo de certo. Neste tempo de quaresma nós somos convidados a nos aproximar mais de Deus, vamos sofrer algumas tentações para não participarmos da missa ou das reuniões de oração, mas precisamos ser firmes. Durante este tempo somos chamados a renunciar o que não vem de Deus, a fugir das tentações da mentira, do egoísmo, da falta de perdão para chegarmos a Páscoa e a celebrarmos dignamente. Não será fácil mas contemos com as cinco pedrinhas de amor de deus: o jejum, a oração, a confissão, a Eucaristia e a Palavra de Deus.