quarta-feira, 12 de março de 2014

MISSA INFANTIL - 2º. Domingo da Quaresma



ACOLHIDA:
  • COMENTÁRIO: Bom dia!
  • FANTOCHE  Bom dia (responde mal humorado)
  • COMENTÁRIO Ué Por que essa tristeza?
  • FANTOCHE  Já esqueceu? Olha só ta tudo roxo. É o tempo da quaresma, temos que rezar muito e ficar triste.
  • COMENTÁRIO Rezar muito tudo bem, mas ficar triste e de mal humor, não tem nada a ver com quaresma. A quaresma é um tempo para rezar, refletir nossas atitudes, escutar mais a palavra de Deus e fugir das tentações.
  • FANTOCHE   Ai, hoje de manhã  inclusive, eu tive a tentação da preguiça, queria ficar dormindo e não participar da missa. Mas aí eu refleti, pensei no amor de Jesus e pensei xô preguiça. E vim correndo pra missa.
  • COMENTÁRIO é isso aí, todos nós devemos fazer assim também, procurar vivenciar a cada dia fugindo das tentações. Então com alegria cantemos acolhendo o Pdre. Júlio , os ministros, os coroinhas...

PERDÃO:
Como vocês já sabem, nós estamos no tempo da.....quaresma. Assim como Jesus passou 40 dias no deserto, nós somos convidados a viver 40 dias de oração, de intimidade interior. Somos convidados a buscar no  nosso coração tudo que não vem de Deus e transformá-lo.
         Deus nos deu um coração tão lindo, como esse aqui, mas nosso coração não esta lacrado. E muitas coisas fazem parte desse coração. Nossa família, nossa comunidade, nossa solidariedade, nossa oração... e Deus se agrada muito com isso... e tem mais coisa aqui: mentira, falta de perdão, desobediência, .... Ai socorro! Quanta coisa que a gente tem guardado ai dentro...ixe tem gente que tem ate pecadinho de estimação. È aquele que eu não confesso nem, deixo ele La no cantinho.
         Tá na hora de mudar... Ta na hora de renovar nossa vida e jogar tudo issso fora, não é mesmo? Então vamos pedir perdão a Deus.
 
LITURGIA DA PALAVRA:
Com: Hoje a leitura é mais que especial. Vocês já ouviram falar em Abraão? Vamos prestar bastante atenção e descobrir sobre o pai da fé.

EVANGELHO –  
  • COMENTARIO: O Evangelho de hoje nos narra a transfiguração do Senhor., e o rosto de Jesus então brilha como o sol. Recebendo essa luz fiquemos de pé  e aclamemos o Santo Evangelho.

HOMILIA:
           
 (a tartaruga entra e fica emburrada no canto. A borboleta entra no fundo da igreja cantando)

A BORBOLETA e a Tartaruga.

BORBOLETA: Eu vou seguir JESUS  e você vai também, só falta comprar passagem, passagem para o velho trem. Olá D. Tarta, o que faz aí escondida em seu casco??O dia está tão lindo!
TARTARUGA: Quero ficar aqui... Me deixa aqui...Apaga esta luz!
BORBOLETA ANJO: Vem D. Tarta, o dia está tão lindo! Venha sentir o amor de Deus, temos tanto para louvar e agradecer...
TARTARUGA: Nem quero...Deus me criou e esqueceu que eu precisava ser um pouquinho mais ágil... Agora mesmo a D.Lebre me chamou pra brincar e quando percebi ela havia sumido...Sou tão lenta que não sei pra onde ela foi...Olha só demoro tanto a virar que quando viro a pessoa desapareceu...Ai, ai...Não quero saber de mais nada! Tudo culpa desta casca pesada e dura...
BORBOLETA : Deus sabe de tudo D. Tarta, e ELE pensou em tudo também! Quando nos criou já tinha um propósito para cada um. ELE nos ama tanto que nos chama pelo nome.
TARTARUGA: Você me desculpe, mas de mim ELE se esqueceu...Me fez na vagareza...É FÁCIL PRA VOCÊ QUE É LINDA E PODE VOAR PRA LÁ E PRA CÁ.
BORBOLETA: Você pensa que fui sempre assim. Um dia fui uma lagartinha, e rastejava de um lado para o outro. Comia folhas e era tão lenta quanto você. Mas eu mudei e você também pode mudar. Quer ver só como ELE te ama e pensou MUITO quando foi te criar:
Está vendo seu casco?
TARTARUGA: Claro eu não me separo dele nunca, é duro e pesado eu já disse! Só me atrapalha!
BORBOLETA : Que nada, ele serve para protegê-lo! Como você anda mais devagarinho que os outros animais, Deus te deu esta casca para que ficasse protegido de outros animais... Veja a lebre, se ela for ao rio beber uma simples aguinha e se o jacaré resolver almoçar, ela vira petisco pra ele; já você tem o cascão tão duro que ele não consegue quebrar!

TARTARUGA: Nossa, nunca havia pensado nisso! Hummm..Mas ainda tenho este  casco que me esquenta demais pode proteger contra o jacaré mas me deixa encalorado...

BORBOLETA : D. Tarta, DEUS te ama tanto que pensou também em protegê-lo dos gaviões por exemplo: lá do alto quando um gavião te vê as vezes acha que é um pedra, outra hora acha que é um bicho enorme porque se confunde ao ver suas manchas em seu casco, pensam ser grandes olhos. Assim despistam os predadores.
TARTARUGA: Pensando bem, começo a ver coisas boas em ser tartaruga... Carrego minha casa comigo, nem preciso fazer as coisas com pressa, posso ver as maravilhas de Deus em minha vida...
BORBOLETA : D. Tarta, Deus nos ama muito e pensou em cada detalhe quando nos criou. Veja como já está diferente. Seu sorriso iluminou seu rosto.
TARTARUGA: obrigada, vou sair e proclamar as maravilhas de Deus. (sai)
 BORBOLETA: Viram crianças como a tartaruga mudou. È mais bonita quando esta triste e reclamando ou quando esta feliz e louvando? O relato do evangelho narra a transfiguração do senhor. O senhor se encheu de luz e até suas vestes ficaram brancas. Transfigurar é mudar. O senhor deixou-se transparecer e seus apóstolos o viram em profundidade. Nós somos também chamados por Jesus a nos transfigurar, a mudar de figura , a mudar a cara do que vivemos.  Acho, crianças, que foram por essas coisas pelas quais Jesus lutou , se mostrou iluminado .O fez para que fôssemos, nós, iluminados também pela sua paz , pelo seu amor , pela sua presença em nós .Ele é o próprio fruto da justiça... Ele é o fruto
da paz e do amor. Vamos todos a seu exemplo buscarmos essa mudança em nosso meio .Amém.
OFERTÓRIO:
  • COMENTÁRIO – Vamos ofertar pro Senhor tudo que trazemos. Não se esqueça de ofertar seu coração do jeitinho que ele tiver.Feche seu olhos e fale com Jesus apresente a ele sua família, sua escola e seus amiguinhos.

PAI NOSSO:  gesticulado pelos interpretes dos fantoches e comentarista
COMUNHÃO:
  • COMENTÁRIO- Agora estamos de frente a Jesus Eucarístico. Ele é nosso alimento, é nossa força. Conta pra Jesus como vão as coisas com você, como tem sido lá na sua escola, fala pra ele da sua professora e pede pra ele vir sobre todas as coisas da sua vida. Agradece a Ele todo seu amor e todas as bênçãos que hoje você levará pra casa.


    Que o Menino Jesus abençoe vocês!