sábado, 29 de março de 2014

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO- MINISTÉRIO PARA AS CRIANÇAS



  “Conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” Ef.4,3
A paz amadas e amados de Deus. Venho com alegria apresentar a moção da mobilização para o mês de abril. Ainda estaremos em tempo de quaresma, nos aproximando da Páscoa. Tempo oportuno para nos aproximarmos de Deus e dos irmãos. Por isso para este mês iremos trabalhar o tema proposto pela RCC Nacional para o ano de 2014. Está riquíssima a mobilização proposta. Para mantermos a unidade no dia 12 de abril todos os estados farão a oração em apenas um horário. A sugestão é que nos unamos no horário da misericórdia as 3:00 da manhã. O horário é para que nosso sacrifício alcance o coração do Senhor. Com as crianças segue a sugestão do Grupinho de Oração com o tema. Deus abençoe seu trabalho e sua missão. Não se esqueça mande as moções no dia 13 para meu email: danibio2007@yahoo.com.br Sigamos firmes e confiantes. A alegria do Senhor é a nossa força.
GRUPO DE ORAÇÃO COM CRIANÇAS
  (MINISTÉRIO PARA CRIANÇAS - RCC Minas - por Tia Nilza, Tia Dani e Tia Grazi)
 REFLEXÃO PARA OS COORDENADORES: Queridos evangelizadores neste ano somos convidados a refletir sobre a unidade com o tema proposto pela RCC Brasil - Conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. A palavra que está em Efésios 4,3 inicia com o termo sede solícitos que quer dizer se colocar a disposição de viver essa unidade em busca da paz. Vamos juntos refletir, crescer e testemunhar o Espírito Santo movendo em nossos corações e nos tornando um.
O papa Bento XVI nos diz:  “Deus nos doa a unidade, e nós mesmos façamos esforços para vivê-la” . Deus já nos deu o dom da unidade por meio do Espírito Santo, mas nós precisamos esforçar para viver a unidade e fazê-la crescer em nosso meio.
A Kátia Zavaris, como presidente da RCC Brasil veio nos exortar com a seguinte frase: “Precisamos viver a unidade dos primeiros cristãos, termos cuidados sinceros de um para com os outros.” Precisamos deixar tudo para trás e buscar viver uma vida nova com o irmão. É preciso perdão, renúncia, dedicação e aceitação ao ser diferente do irmão.
Cristiano nosso coordenador estadual também nos motiva dizendo que “Precisamos ser combatentes dia e noite, termos equilíbrio, mas é preciso sair da zona de conforto. É  necessário viver as práticas espirituais, as cinco pedrinhas: jejum, confissão, rosário, Eucaristia e amor pela palavra. Temos três passos para tudo isso acontecer:orar muito, levar o povo a rezar, contribuir e fazer parte.”
Só nos resta fazer nossa parte, Deus já está derramando sua graça e fazendo tudo acontecer.

EVANGELIZAÇÃO PARA AS CRIANÇAS
ACOLHIDA: Acolha as crianças com carinho e muito amor. Abrace-as. Cante músicas animadas e que a coloque com o outro irmão. Olhei pra você e vi, amigo que bom que você veio. Reze uma Ave Maria pelo coleguinha e pela família dele.
EFUSÃO: (usar a Santíssima Trindade) Deus quer que sejamos um como ele foi um com o filho e o Espírito Santo. Deus podia resolver tudo sozinho, num estalar de dedos, mas ele não quis assim. Ele preferiu contar com o filho no seu plano de salvação. Para não nos desamparar ainda contou com o auxílio que vem do Espírito Santo. O Espírito Santo é a nossa ajuda necessária. Sem ele não somos capazes de caminhar rumo ao céu. Sem ele nada podemos. Por ele conseguimos alcançar a misericórdia de Deus e praticar o que Deus nos convida. O Espírito Santo é o motor da unidade da igreja, que faz a harmonia na diversidade.  Sabe o que é mais legal? Nós temos o Espírito Santo, ele habita em nós, e se pedirmos ele vai agir em nós e nos ajudar a ser um como o pai e o filho são. Vamos pedir? (conduzir oração de efusão)

LOUVOR: A unidade é o desejo do coração de Jesus, é dom de pentecostes. Deus nos cumula de dons e talentos. Se todos fizerem a mesma coisa será que a obra será completa? (levar ferramentas de brinquedo) Para se construir um móvel são necessárias algumas ferramentas: a lixa deixa o móvel liso, o martelo para fincar os pregos e unir um ponto ao outro, o serrote para diminuir o tamanho... Será que é possível fazer uma cadeira linda e perfeita usando apenas o martelo? Pois é acho que não né. Somos como essas ferramentas. Somos diferentes uns dos outros. Temos funções e talentos diferentes. Ainda bem né? Quero convidar vocês a louvar por cada um de nós, pelas nossas diferenças. Nem Deus Pai, Filho e Espírito Santo são iguais. (ir conduzindo o louvor).

PREGAÇÃO:
 
 

Oi crianças! Hoje vamos falar o que é viver a unidade. Isso agrada o coração de Deus Pai. A palavra significa se tornar um.
A unidade começa aos pés da cruz, porque precisamos ter arrependimento e conversão, e nós sabemos que conversão é mudar de vida e voltar a fazer a vontade de Deus .Vamos comparar a unidade como se fosse uma vela.
Vela amarela- Amor
Crianças, para que serve uma vela? (deixar as crianças dizer). Ela serve para iluminar onde está escuro. Nós sabemos que Deus é amor, nos aquece e nos ilumina. A luz escolhe quem vai iluminar? Não depois de acesa ela ilumina tudo ao seu redor. Deus também é assim. Ele nos ama com amor incondicional. Ele sonhou com cada um de nós antes de nascermos. Ele ilumina a todos sem distinção de cor, raça, altura. Deus nos ama com amor infinito. Ele é amor e nos convida a levar o amor aos outros. Nós somos a vela e Deus a luz. Devemos levar Deus ao nosso coleguinha, a nossa família, aonde formos. Ah lembrei de uma musiquinha. 
"O amor do papai do céu é maior do que eu posso imaginar (2x). Se sou branquinho ou moreninho o papai do céu me ama mesmo assim. Cabelo liso, enroladinho o papai do céu me ama mesmo assim."
"Perseverai no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor .Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa." João 15,9b-11

Vela preta – Pecado
(cortar o pavio, pois essa vela não pode acender) Olhem para esta vela, ela tem algo diferente. Peraí...uma vela que não acende? Isso está errado? O que será que aconteceu com ela? Ela não está refletindo a luz de Deus, foi contaminada pelo pecado. Às vezes somos assim. Somos envolvidos pelo pecado e deixamos a chama do amor de Deus se apagar em nós. Não levamos luz, e sim a escuridão. E sabe como fazemos isso? Ficamos tentando apagar a luz do coleguinha com inveja, raiva, briga, maltratando e deixando de lado.
Quando nos entregamos ao pecado vamos ficando como essa vela. Deixamos de refletir a luz de Deus e acabamos na escuridão da tristeza e do egoísmo. O salário do pecado é a morte. 

Vela vermelha - Salvação
Gostaria que olhassem com muito carinho para essa vela (colocar uma vela vermelha que já esta bem gasta, consumida). Essa vela está se queimando não está? Ela está sendo luz não está? Mas ela está se derramando e se consumindo por completo. Ela nos lembra Jesus. Jesus se consumiu inteiramente por nós, ele carregou uma cruz, foi humilhado, caiu e levantou (ir trabalhando com imagens da via sacra). Quando Jesus carregou a cruz Ele nos ensinou a caminhar sem desistir. Ele fez isso para nos salvar de nossos pecados. Ele levou para a cruz nossas mentiras, inveja, desobediência, falta de perdão... Jesus nos libertou. Ele nos deu a salvação, devemos deixá-lo  retirar todo o peso, rancor, competição, divisão e curar nosso coraçãozinho. Quais são os machucados que está em seu coração?(deixar as crianças dizer). Ele é o nosso bom pastor, cuida das nossas feridas. Assim como ele salvou a todos, devemos ser igualzinho, copiando suas atitudes, amando, sonhando, sentindo, pensando e vivendo como Ele, mostrando para nosso coleguinha o caminho de JESUS.
Vela verde - Fé e conversão
Depois de sentirmos o amor de Deus por nós e percebemos esse amor em Jesus que se derramou para nos salvar, não podemos mais ser os mesmos. Devemos querer ser imitadores de Cristo e desejar um dia morar no céu junto com Jesus, Maria e os anjos. Precisamos mudar nossas atitudes,para irmos para o céu é necessário ter mudança de vida,ter conversão.Sabe crianças eu conheço uma pessoa que viveu esta conversão!Vocês saem quem é...?Hummm foi João Batista,porque ele ensinou o povo a viver no arrependimento,penitência e humildade.E como ele precisamos perguntar sempre para Deus o que agrada ou não.Quem quer mudar de vida? EUUU!!! É fácil mudar de vida? Mas temos uma super receita pra nos ajudar...São as cinco pedrinhas: (mostrar o manual do cristão) o jejum, o rosário, a Eucaristia, a confissão e a palavra de Deus.
Vela branca - Espírito Santo
Somos cheios do Espírito Santo, pois somos batizados, Ele age em nós quando deixamos e envia os dons e os frutos que são: Paciência, brandura, alegria, paz, afabilidade, caridade, bondade, temperança e fidelidade.
Para ele agir precisamos ser amigos de Jesus, ler a bíblia, pedir muito os dons do Espírito Santo, assim vamos dar espaço em nosso coração para ele preencher, inundar com a água viva, vem transformando tudo que era velho em novo.
"E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." Romanos 5,5
Vela Azul - Comunidade
O que vocês estão vendo nesta última vela?(deixar as crianças dizer)... ela está toda colorida. Vamos ensinar a vocês como se fabrica uma vela. Precisamos de parafina (cera), pavio (barbante), e um recipiente. O pavio para se produzir luz precisa da união de vários fios, porque um fio sozinho não dar certo. Assim como o pavio precisamos estarmos unidos, dependendo, segurando e firmando no coleguinha. Ao acender a vela, ela vai se derretendo e derramando, precisamos derramar nosso amor, carinho aos coleguinhas que estão pertinho de nós. A vela vai se consumindo, nós devemos se consumir por Jesus. Quando pegamos as raspinhas de vela derretida, conseguimos juntá-la novamente e fabricar outra. E viver a unidade é isso um ajudando o outro.
"A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma."Atos 4,32
Podemos cantar assim para finalizarmos:
"Oh, como é bom, como agradável para irmãos vivermos unidos (2x)
É como o óleo, que desce na barba de Abraão 
E transforma numa unção e derrama no meu irmão.
Que bom, que bom, viver como irmãos! (2x)"

MISSA DOMINGO - 4° SEMANA DA QUARESMA



4º Domingo da Quaresma
"O cego foi, lavou-se e voltou enxergando." (Jo 9, 1-41)
            

 Com: Booommmdiiiaaa crianças!!!!.... Hoje é que dia????? Quem sabe me dizer???.... Hoje é D O M I N G O!!!! E domingo é dia de que??? Dia de festa!!! Dia de Santa Missa!!! Oba, oba, oba!!!! E hoje vamos aprender que Jesus pode faze tudo por nós, Ele é nosso mestre!!! Pode nos curar, nos ensinar a amar, nos ajudar a não pecar.... é só sermos obediente!!! E para nós aprendermos a ser obedientes ao Mestre vamos celebrar com o coração bem alegre nossa Santa Missa!

Perdão:
(Colocar um coração pregado no peito com vários coraçõezinhos pregados nele com as palavras amor, perdão, obediência, alegria, verdade. E a medida que se vai falando do pecado gruda-se pelo corpo os bichinhos pretos e vai se cobrindo o coração até que fique coberto/preto. No pedido do perdão, ir tirando os pecados e o preto do coração para voltar a ficar vermelho.)
Noooosssaaa crianças, olha que lindeza esse coração que Deus me deu quando nasci!!!! Lindinho, né?! Vermelhinho, cheiiiiiiiinho de amor, alegria, perdão, obediência.... mas não é que esses dias aconteceu uma coisa muito ruim.... Eu conheci uns pecados... coisas muito feias.... que sujaram meu coração!!!!... Aff, fiquei triste da vida!!!... Mas Graças a Jesus nosso Mestre e Salvador meu coração ficou limpinho de novo!!!! Ó, e não quero que vocês conheçam nem encostem nesses bichinhos não.... fiquem atentos!!!... tem uma tal de “preguicildes” que gruda, gruda, mas gruda gente... e dá uma preguiça na gente que a gente não quer ir a missa, não quer fazer tarefa, não quer arrumar o quarto... nossa e o tal de “desobedienildo”, aff, esse deixa a mãe da gente uma fera!!!!... esse gruda e a gente não obedece neeeeemmmm.... (coração fica a metade preto) e ainda tem o “raivonildo” que deixa uma raiva danada no nosso coração... o “xingonelson” que coloca na nossa boca palavras tão ruins... a “mentirilda”, nossa essa é difícil... ela gruda tanto que a gente começa a mentir, mentir e de repente mente que nem sente!!!!!.... (coração fica completamente preto) Ih, olha só, credo só de falar nesses pecados eles vem grudando na gente e o coração fica sujinho!!!!!!!!!!.... Ahh neeemmm eu não quero coração assim não... tem alguém aí com o coração sujo???? Desobediente, preguiçoso, mentiroso???.... Alguém quer ficar com coração sujo??? Não, né?! Então vamos pedir pra Jesus limpar o nosso coração, pois só Ele pode transformar o nosso coração, limpá-lo e deixa-lo todo cheio de amor!!!!... Coloquem a mão no coração e digam: Jesus, meu Mestre e Senhor, limpe nosso coração de todo pecado! Senhor Jesus, tem piedade de nós! Senhor Jesus tem piedade de nós! Senhor Jesus tem piedade de nós!

 Com: Pedir atenção e silêncio para Primeira Leitura!

Com: Usar cotonete, chave e boca/zíper!.... Chamar atenção para a leitura do Evangelho.

Homilia:
(Brincadeira “O Mestre mandou” – uma pessoa vestida de Jesus e outra com uma túnica comum, simples, imitando um cego. Uma terceira para fechamento da história).
Jesus: Oi crianças!!!! Olha só que chic eu estou!!!!! Quem eu estou parecendo?!?!.... Vamos fazer de conta que eu sou Jesus, certo?! E Jesus é nosso Mestre, não é?! E mestre faz o que?!?!.... Pois é, conduz, ensina o caminho, né?!.... Mas além de conduzir e ensinar, Jesus também faz milagres!!! Ele fez muuuuiiittooos milagres enquanto viveu e faz muuuuiiitttoosss agora, morando em nosso coração!!!... Basta que sejamos obedientes e acreditemos, tenhamos fé! Quem sabe ser obediente diga: eu!... Então eu quero ver se vocês são obedientes mesmo... então faz de conta que eu sou Jesus, tudo que eu falar vocês vão fazer, combinado?!?!
            - O Mestre mandou falar “bom dia” para o coleguinha do lado!... Hum... bom... vamos lá...
            - O Mestre mandou bater três palmas! Ó, não é que vocês são obedientes mesmo!
            - O Mestre mandou jogar um beijo para o Padre Julio!... Eita, esse foi chic!
(“Jesus” vai movimentando pelo altar!)
            - O Mestre mandou dar um abraço no coleguinha do lado!... Hummm que gostoso!
            - O Mestre mandou dar uma gargalhada... hahahahaha!!!! Que alegria, como vocês são obedientes!...
(“Jesus” vê o “cego” no cantinho do altar)

- Oh, meu filho, o que você está fazendo no cantinho, sozinho?!

Cego: - Oh, moço, não tem como ficar no meio dessas crianças não... eu não enxergo... ninguém gosta de ficar perto de mim, eu tropeço, bato em tudo, até tem gente que acha que eu tenho o coração todo sujo de pecado só porque sou cego....

Jesus: - Mas o pecado deixa cego o nosso coração... tem muitas pessoas que não são cegas nos olhos, mas são cegas no coração! (Colocar uma tampinha de e.v.a ou massinha marrom nos olhos do cego). Vai agora lavar os seus olhos!

(“Jesus” sai e o “cego” sai e volta rápido, enxergando, elogia a comunidade e as cças!)

Cego: - Como vocês são lindos, que povo lindo!!!... Crianças, papai, mamãe, vovô, vovó, titios... lindos, lindos! E esse lugar, que maravilhoso, como as cores são lindas!!! Noossaa Pde Júlio que lindeza o senhor é!!! E eu então... sou lindo demais!!!!

 Terceiro Personagem: - Mas como isso é possível????? Você está enxergando?!?!?!.... Mas o que aconteceu????... Milagre em pleno fim de semana, fim de semana está todo mundo descansando.... não é dia de milagre não!!!

Cego: Eu não sei quem foi que fez isso não! Eu era cego, não vi! Só sei que foi um moço! E ele deve ser muito bom, um coração de ouro!!!

(“cego e terceiro personagem” saem conversando sobre o assunto.)

Jesus:Crianças, no evangelho de hoje a Bíblia nos conta que foi bem assim; Jesus, nosso Mestre, viu o moço que era cego desde quando nasceu, cuspiu no chão, fez um barrinho, colocou nos olhos do cego, mandou que ele fosse lavar os olhos e, tcharã...., um grande milagre aconteceu!!! Ele foi obediente, fez como Jesus pediu e começou a enxergar. E vocês sabiam que muitos milagres, grandes e pequenos, acontecem todos os dias!!!!... só que para esses milagres  acontecerem conosco temos que manter o nosso coração limpinho e ter Jesus como nosso Mestre e Senhor sendo obediente a Ele!... Quem quer Jesus como Mestre?!?!?!.... EU!!! Amém!

Escorregador: Senhor Jesus, vem ser o Mestre de nossa vida, guia nosso coração, ensina-nos a sermos obedientes a Ti, Senhor! Que nesta semana o Senhor seja o condutor do meu coração e o que Sua vontade se cumpra em nós! Que eu seja obediente, amoroso, generoso e cheiiiiinho do Espirito Santo!.... E  que meus olhos vejam as maravilhas que o Senhor faz em minha vida!... E esticando o bracinho lá em cima, bem alto vamos pedir no três: Vem Senhor, vem morar no meu coração!!!... E em silêncio, agora, vamos conversar com Jesus que já está em nosso coração!                         

sexta-feira, 28 de março de 2014

FOTOS - FORMAÇÃO LEOPOLDINA

Confira como foi a formação na cidade de Leopoldina, Muita dança, dinâmica e muita pregação.



Fique ligadinho na nossa agenda de formação na sua diocese, ou pergunte para o seu coordenador. Um abraço para o pessoal de Leopoldina!
A paz do Menino Jesus!

quinta-feira, 27 de março de 2014

FOTOS - FORMAÇÃO

Vamos ver como foi a formação em Lajinha e Manhuaçu, diocese de Caratinga. Esses evangelizadores de criança lindos e animados!
Lajinha:




Manhuaçu:

 
 Oração em gestos


Já teve formação na sua cidade ou diocese? Conte como foi a sua experiência, compartilhe conosco como foi para você viver esse momento, nos comentários. Fiquem com Deus!

quarta-feira, 26 de março de 2014

FOTOS - FORMAÇÃO

Hoje é dia de ver fotos da formação que aconteceu em Viçosa durante o carnaval!

Louvor dos Santos



Olha só como tava o Searinha, cheio de crianças lindas vivendo o carnaval com Jesus!
E sua cidade, teve evento para as crianças no carnaval? Deixe comentário de como foi a experiência e envie fotos pra gente mostrar como foi o seu evento!

Um abraço pro povo de viçosa! Fiquem com Deus.

FORMAÇÃO EM DIVINÓPOLIS


Galerinha da diocese de Divinópolis, se preparem que no dia 05 e 06 de abril tem formação! Não perca essa oportunidade, animem todos os servos do seu ministério para estarem lá! Beijos! A paz do Menino Jesus!

terça-feira, 25 de março de 2014

FOTOS - FORMAÇÃO


Timóteo

                                          


Itabira





Um grande a abraço pra esse povo animado! E você? Tem foto de formação que aconteceu na sua cidade ou diocese, mande para nós! Beijos e fiquem com Deus!