sábado, 14 de junho de 2014

MISSA - SANTÍSSIMA TRINDADE



SANTÍSSIMA TRINDADE
Deus é uma comunidade de amor!


Acolhida
Com: (entrar cantando) Eu creio num Deus que é pai, eu creio num Deus que é filho, eu creio num Deus que é Espírito Santo, eu creio num Deus de amor....
Samuel: ai, ai ai, ai ai..... Nem to querendo chegar ai não...
Com: Samuel cade você?
Samuel: To aqui escondido...
Com: vem logo pra cá amiguinho, larga de bobagem... Ta todo mundo te esperando.
Samuel: Ta bom.
Com: Bom dia amiguinho.... A gente tava com saudades de você.... você ta bem sumidinho...
Samuel: eu também tava com saudades de vocês... Bom dia crianças!
Com: Se você estava com saudades porque tava com medo de chegar...
Samuel: Porque você tava falando em três deuses... Eu só sei de um....
Com: Tres deuses? Não mesmo! Nós temos um só Deus em três pessoas diferentes. Deus paizinho criador de todas as coisas, Jesus nosso salvador e o Espirito Santo que nos conduz... (mostrar lâminas com imagens para ilustrar).
Samuel: Agora sim.... fiquei bonito na foto.... Deus me criou, me amou e perdoou meus pecados e ainda vem me ajudar a ir para o céu. Ele é demais!
Com: Demais mesmo....Somos felizes porque temos em Deus um exemplo de comunidade de amor... Ele nos ensina a viver em comunidade. Por isso a exemplo dessa comunidade fiquemos de pé e com alegria acolhamos o padre Julio cantando.

Ato penitencial:
(vela e copo que cubra a vela)

Com: Vejam crianças nós somos convidados a ser luz... Jesus nos deu a chama do Espírito Santo para que sejamos luz para os outros fazendo aquilo que ele nos ensinou. Mas quando nos esquecemos do que é certo é como se cubrissemos essa luz. O que acontece se eu colocar esse copo sobre a vela? (colocar e ver a vela apagar). A luz apaga. Assim somos nós. Se deixamos o pecado nos cobrir ele apaga o brilho de Deus em nós. Vocês querem ser vela acesa ou apagada pelo pecado? Então vamos pedir perdão cantando.
Liturgia da palavra
Com: Deus deseja encontrar-se com o povo ...Ele é o Deus do encontro, da reunião, do diálogo... Ele quer nos ensinar a sermos um com os outros. Ouçamos com atenção o que ele tem pra nos falar.

Evangelho
Com: A vós louvor, honra e glória eternamente. A Deus toda nossa honra. Fiquemos de pé e aclamemos o santo evangelho cantando.

Homilia:
(entrar vestido com uniforme de futebol)
E ele chuta pra direita, gira o corpo e é gooooooool! Oba.... Quem aqi gosta de futebol? Quem viu o jogo do Brasil.... Eu estava pensando no jogo. Quantos jogadores tem? Alguém sabe se na seleção brasileira tem jogador só do Corinthians? Será que tem do São Paulo? E do cruzeiro? Do atlético? Todo mundo no jogo tem a mesma função? Não né? Tem goleiro, atacante, zagueiro pra fazer a defesa, tem meio de campo.... Pois é mais todos pertencem ao mesmo time não é verdade? Se um jogador só jogar o time ganha? Não. Todos trabalham juntos para que o time vença não é?
Pois é hoje celebramos a missa da Santíssima Trindade. São três pessoas formando um time só. Deus pai que é criador de todas as coisas. Ele nos fez também por amor e com amor... Jesus nosso salvador. Jesus não criou nada..Ele veio para salvar. E o Espírito Santo que vem para nos guiar, nos direcionar e nos conduzir  ao céu. Assim a Santíssima Trindade age em um só como se fosse um só time em favor de ganhar a nossa alegria, nossa paz e nossa salvação.



COMUNHÃO:
COM:  Que bom, já chegamos no momento mais especial. É hora de recebermos Jesus que está vivo no meio de nós e presente na hóstia santa.Vamos esticar nosso braço assim, fazendo um escorregador. Quando eu disser já, nós vamos puxar Jesus pra dentro do nosso coração. 1 2 3 já. Agora feche seus olhos e converse com Jesus enquanto cantamos o canto da comunhão para que todos os que fizeram 1ª. Comunhão possam partilhar da mesa do Sr.

FOTOS- PENTENCOSTES EM UBERLÂNDIA

A paz do Menino Jesus! Nos dias 7 e 8 de junho aconteceu em Uberlândia  Pentecostes Mirim, vamos ver como foi?









Isso é um pouquinho do que aconteceu lá, foi lindo, graça de Deus! Parabéns a todos os servos que doaram sua vida nesse evento. E na sua cidade, na sua comunidade teve algum evento? Mande fotos para nós!
Blog do Min. para Crianças de Uberlândia ( clique aqui )

terça-feira, 10 de junho de 2014

GRUPO DE ORAÇÃO - TEMA FESTA JUNINA



A paz do Menino Jesus, hoje mais uma sugestão para o grupinho de oração deixado pela Tia Dani junto com a Mobilização de Oração ( clique aqui )

TEMA: Festa Junina

 REFLEXÃO PARA OS COORDENADORES DO ENCONTRO: Existem duas explicações sobre a festa Junina. A primeira delas afirma, pela lógica, que o termo surgiu devido às festividades do mês de Junho. A segunda defende que a festa teve origem em países católicos da Europa, em homenagem a São João, a qual já foi denominada Joanina. Alguns historiadores acreditam que a festa Junina, nesse formato que conhecemos hoje, teve origem nas festas dos Santos populares em Portugal, principalmente Santo Antônio, São João e São Pedro.
            As festividades Juninas foram trazidas para o Brasil pelos Portugueses na época que o país foi colonizado e governado por Portugal, denominado período colonial, rapidamente foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.
            Após sua origem e durante o decorrer do tempo a festa Junina incorporou influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. As quadrilhas típicas foram influenciadas pela dança marcada, peculiar das danças nobres da França. Da península Ibérica vieram as danças de fitas, também muito comum em Portugal e Espanha. Os fogos de artifício vieram da cultura Chinesa, de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Elementos culturais, estes que misturaram-se aos aspectos culturais brasileiros e adquiriram características particulares de cada região do Brasil.
            A festa junina é comemorada de norte a sul do Brasil, embora tenha maior expressão no nordeste. Além de alegrar o povo da região, essas festas representam um crescimento na economia, pois muitos turistas visitam as cidades nordestinas para acompanhar os festejos.
            No Nordeste, região árida, onde a seca é um problema grave, a população agradece anualmente a São João, Santo Antônio e São Pedro pela chuva caída nas lavouras. Em razão da época da colheita do milho coincidir com a festividade integram a tradição comidas feitas com milho, como pamonha, cural, milho cozido, canjica, bolo, pipoca. Além das receitas com milho, fazem parte do cardápio junino arroz doce, bolo de amendoim, amendoim com chocolate, bom bocado, broa, bolo de fubá, cocada, pé de moleque e muito mais.   
            O mês de Junho é marcado por tradições, as fogueiras servem como centro para a quadrilha e até batismos de fogueira são feitos. Os balões, cada vez mais raros em função das leis ambientais que os proíbem devido aos riscos de incêndio, também compõem o cenário junino.
            Na região Sudeste é bem comum a prática de quermesses, são festas populares realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Muitas barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes fazem parte da composição do cenário das quermesses, geralmente a quadrilha ocorre durante toda a festa.
        
    Temos que tomar muito cuidado, nessa época surgem muitas simpatias, algumas delas para as mulheres solteiras que querem se casar, já que Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, mas nossa igreja não é a favor dessas simpatias e amarrações de crendices populares.

Obs.: Hoje nosso grupinho vai ser uma festa... em cada momento do grupinho as crianças vão construir algum símbolo das festas juninas, as crianças vão adorar. O que for construído pode ser usado como decoração da salinha, ou até mesmo das barraquinhas de sua paróquia, se tiver.

ACOLHIDA E ORAÇÃO INICIAL: Acolha as crianças com um belo sorriso e um abraço, expresse muito amor e carinho por elas, permita que elas se sintam bem vindas e amadas. Cantar a música (o forrózinho) dos Pescadores Kids, ou uma música adequada ao tema e a idade das crianças e deixe tocar enquanto elas chegam e se acomodam. Rezem o terço com as crianças de uma maneira divertida e envolvente.

Sugestão: Leve em uma cartolina o terço desenhado, leve também pipocas estouradas. Faça o sinal da cruz com elas, todos juntos, depois contemple com elas o mistério do dia (lembre-se é muito importante contemplar os mistérios com as crianças, mesmo que não se reze todo o terço no dia), e no Pai-Nosso e nas Ave-Marias, dê uma pipoca para que cada criança cole na cartolina, assim que acabar de rezar, se elas quiserem podem rezar mais de uma vez, conduza este momento até completar todo o terço, ou até que todas as crianças tenham rezado (depende da realidade do seu grupinho).

EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO: O fogo é um dos símbolos do Espírito Santo.  Leve uma fogueira desenhada, sem chamas, recorte várias chaminhas de fogo, na cor laranja e cole uma fita atrás de cada uma, entregue uma chaminha para cada criança. Conduza o momento de efusão, diga que aquela fogueira é como nosso coração, a fogueira sem as chamas, o fogo, fica sem função, mas o fogo não acende sozinho, alguém precisa acender a fogueira. O Espírito Santo está em nossos corações, mas precisamos pedir que Ele se manifeste e se movimente dentro de nós. Convide as crianças para colar as chaminhas na fogueira, à medida que elas pedirem o Espírito Santo, elas dão vida à fogueira. Incentive a oração em línguas, peça para que elas fechem os olhos, e cantem “Papai do Céu, Mamãe do céu”. No final, pergunte quem sentiu que o coraçãozinho estava como aquela fogueira, cheio de vida. Estimule que elas falem o que sentiram, esse momento de partilha no grupinho é muito importante.
LOUVOR: É hora de louvar a Deus todas as maravilhas que Ele tem nos dado todos os dias, louvar a presença Dele em nossas vidas. Leve bandeirinhas recortadas. De um lado da bandeirinha peça para que cada criança escreva ou desenhe tudo o que ela tem para agradecer a Deus. Do outro lado, como ela vê o Papai do Céu, ou escreva um elogio a Ele. Enquanto as crianças constroem as bandeirinhas de louvores, coloque uma música de louvor infantil, como por exemplo, “Louve a Deus” dos Pescadores Kids, passeie pela sala para descobrir o porquê elas louvam a Deus, mostre a elas os motivos que elas têm para agradecer, conte o que seria um elogio a Deus. No final, você pode deixar cada um contar o que fez. Deixe expostas as bandeirinhas durante todo o grupinho, ou até mesmo, durante o mês.

PREGAÇÃO: Pegue algumas imagens de festa Junina, fotos, recortes de revista, ou até mesmo imagens da internet, e utilize-as como ilustração da história sobre as festas Juninas. Você pode prender as imagens em um varal/barbante com o auxílio de prendedores.
Comece a história.
            Quem aqui já foi em alguma festa Junina? As festividades dessa época foram criadas para homenagear Santo Antônio, São João e São Pedro, surgiram lá na Europa e os Portugueses quando chegaram ao Brasil em mais ou menos 1500 trouxeram essa tradição para nosso país.
          
  Após seu surgimento a festa Junina ganhou influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e até franceses. As quadrilhas vieram das danças francesas. Os fogos de artifício da China. Cada região do nosso país também contribuiu para que as festas Juninas tivessem a cara do Brasil.
            Vocês sabiam que de norte ao sul do Brasil, as pessoas realizam festas juninas? Cada uma com a carinha do seu estado. Muitos turistas visitam as cidades nordestinas para acompanhar os festejos.
            A época que se colhe o milho é a mesma das festanças, por isso, temos tantas comidas de milho. Elas são chamadas de comidas típicas de festa junina. Quem sabe algum exemplo de comida de festa junina feita com milho? (Deixe que eles falem e participem da história). Temos a pamonha, o cural, milho cozido, canjica, bolo, pipoca.
            Ah! Mas não é só de milho que fazemos as comidas típicas de festa junina. Quem sabe outro alimento muito comum nessa época? (Deixe que eles falem). Temos o arroz doce, bolo de amendoim, amendoim com chocolate, bom bocado, broa, bolo de fubá, cocada, pé de moleque, bolo de cenoura com chocolate e muito mais.   
                        No Sudeste (região de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo) é bem comum a prática de quermesses, são festas populares realizadas por várias comunidades.
            Nós conhecemos as quermesses como barraquinhas, aqui em Uberlândia temos as barraquinhas da São Paulo, da Santo Agostinho, da Nossa Senhora Aparecida, cada paróquia faz uma festa diferente.
            As pessoas da comunidade montão muitas barraquinhas com comidas típicas e algumas brincadeiras para animar os visitantes. Tem muita música, bingo, leilão, um montão de coisa legal. Geralmente a quadrilha ocorre durante toda a festa.
            Mas sabem crianças o que é mais bonito nesta festança? È vermos a comunidade unida. Todos trabalham juntos para oferecer o melhor de si para a Igreja. Homenageando os santos nós também relembramos suas histórias de vida para que possamos nos espelhar neles e procurar ter uma vida mais santa a caminho do céu.

ATIVIDADE: A atividade deve ser menor um pouco, pois em todos os outros momentos as crianças desenvolveram alguma atividade, e consequentemente, foi gasto maior tempo.

A tia Robertinha depois de tanta festança ficou com uma fome... Vamos ajudá-la a encontrar um lanche bem gostoso? O que será que ela vai querer? Depois de traçar o caminho que a Tia Robertinha vai percorrer, podemos colorir este desenho.
             Ou, podemos ainda, colorir a quadrilha de Aninha e Joãozinho









ORAÇÃO FINAL: Vamos agradecer ao Papai do Céu por essa festa que foi nosso grupinho hoje, vamos rezar a oração do Pai Nosso e da Ave Maria gesticulados. Rezar a oração do Santo Anjo. Estivemos e estaremos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.