sábado, 12 de julho de 2014

GRUPINHO DE ORAÇÃO - AMOR DE DEUS



 A paz do menino Jesus! Hoje o grupinho de oração que a Tia Dani deixou para nós junto com a mobilização de oração deste mês. ( clique aqui ) para levarmos as nossas crianças também a estar intercedendo pela RCC, uma pelas outras.

TEMA: Amor de Deus

REFLEXÃO PARA OS COORDENADORES DO ENCONTRO: Amado coordenador, nossas crianças precisam de atenção, elas não pedem muito. Se rezarmos e preparamos o encontro com antecedência, se realmente assumirmos nosso papel de coordenador (aquele que zela, cuida, jejua, ora, ouve e lê a palavra de Deus) a graça acontecerá. Prepare tudo com carinho e não se esqueça que você também é uma joia rara de Deus.
Deus te abençoe e te de firmeza no seu sim de evangelizar as crianças!

ACOLHIDA: Receba as crianças com abraços, se interesse pelo dia delas, pela família, deixe-as falar e, a partir da fala de cada uma você começará a oração inicial intercedendo por aquilo que foi colocado. Ainda na acolhida cante músicas como: “boa noite como vai você”, “amigo que bom que você veio” e outras para que as crianças interajam umas com as outras.

ORAÇÃO INICIAL: Esse é o momento de cantar o sinal da cruz invocar um Deus Pai Criador, o Filho Salvador e o Espírito Santo que nos conduz ao céu. Lembrando que é único Deus em três pessoas. Nesse momento também pedimos a intercessão de Maria. Podemos fazer varetas com carinhas diversas (feliz, triste, brava, nervosa, alegre, medrosa... pregadas em palito de picolé) e entregar no coração de Maria como nossos pais estão, como nós estamos. E se a criança entrega um pai bravo então vamos pedir para que Maria visite seu coração e o acalme e ir pedindo de acordo com a necessidade de cada criança.

EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO: Incentive as crianças a pedirem a presença do Espírito Santo. Diga que Ele é nosso amigo, mora dentro do nosso coração, que Ele nos ajuda a fazer as escolhas certas e chegar ao caminho que nos leva para o céu. Precisamos pedir o Espírito Santo todos os dias e em todos os momentos. Sabe aquele momento que nosso pai está bravo, ou que estamos triste ou até mesmo feliz, então devemos pedir o Espírito Santo. Cante o “pede pede por exemplo. (Talvez neste momento não tenha muito recursos visuais, mas a oração tem que ser incentivada e o momento tem que acontecer).

LOUVOR: Ensine as crianças que louvar é elogiar e temos 3 pesssoas para elogiar o Pai Criador, o Filho Salvador e o Espírito Santo Santificador. (Faça em desenho ou lâminas a figura do Pai, do filho e do Espirito Santo.) Então incentive a louvar pelo Pai, (Pai eu te louvo porque você criou a árvore que nos alimenta), depois pelo filho (Jesus eu te louvo porque você nos ensina a seguir os mandamentos que o Pai nos deu) e por último o Espírito Santo (Espírito Santo te louvo porque você me conduz ao céu). Comece com louvores mais fáceis, mas com o passar do tempo precisamos incentivar nossas crianças a ir além, a dar verdadeiro sentido de: “por que estamos louvando por aquilo?  Ou: Qual é a real importância que isso tem na minha vida?

PREGAÇÃO: Crianças vou falar para você sobre o Pai Criador (mostrar uma imagem, foto ou lâmina ou até mesmo um recurso em EVA). Imaginem só o amor de Deus é tão grande que se parece com o sol (mostrar o sol). Ah o sol nos ilumina, nos aquece, é grande, ninguém pode ligar ou desligar o sol (mesmo que haja noite o sol continua lá), o sol também entra quando deixamos uma fresta pequena na janela e ao amanhecer ele entra e nos acordar com seu brilho em nosso olho. O amor de Deus também é assim, é grande, forte, nos aquece, ninguém liga ou desliga , está sempre perto de nós e se deixarmos uma fresta pequena em nosso coração esse amor entra. Mas o amor de Deus é tão grande, tão grande que criou a borboleta, as aves, o mosquito, a barata, o tubarão, as plantas (mostre imagens, de importância a cada obra, imite alguns bichos).  Pois é Deus criou tudo isso, mas Ele fez mais, algo muito especial, uma jóia rara (pegue uma caixa de jóia vermelha coloque um espelho dentro e faça um embrulho amarelo por fora da caixa vermelha). Essa jóia é tão rara, tão linda, tão especial que Ele embrulhou no Seu amor (valorize o embrulho quando for falar retire o papel amarelo, mostrando a caixa vermelha) e além de embrulhar no Seu amor também envolveu, lavou, deu todo sangue de Seu Filho para essa jóia. É a jóia mais cara de todo mundo, você querem conhecer essa jóia? (As crianças ficarão empolgadas querendo saber o que tem lá dentro, então mostre a cada uma que é uma jóia linda, que é a obra mais rara que Deus fez, mostre e elogie cada um que olha). Essa jóia foi feita a imagem e semelhança de Deus (mostrar a lâmina de Deus Pai com uma criança no colo), tem o rostinho de Deus, essa jóia é cada um de nós e por isso devemos respeitar nosso colega, devemos cuidar e não bater, brigar, responder, xingar (falar mal), porque nosso amigo, colega, papai e mamãe é imagem e semelhança de Deus e quando ofendemos nossos irmãos ofendemos ao próprio Deus. Agora olha para o lado, olha para o outro a obra de Deus não é linda? É linda, é perfeita, temos a cara do Pai (se quiser pode cantar “você é um amorzinho” ou outro música que fala de amor de Deus).

ATIVIDADE: Colorir a menina e o menino que refletem a imagem de Deus deixe as crianças enfeitar o desenho como quiserem e cole um papel duro fazendo tipo uma moldura para que assim eles usem como quadro em casa e se lembrem que elas são obra prima de Deus.





ORAÇÃO FINAL: Termine o grupinho com a intercessão do Anjo da Guarda e despeça com a mesma alegria que os recebeu. Faça o sinal da cruz, afinal estamos terminando um encontro. Deseje uma boa semana e que eles possam ir acompanhados de Deus para casa. Pode se também perguntar quem gostou do grupinho.




sexta-feira, 11 de julho de 2014

MISSA - 15º DOMINGO COMUM



MISSA - 15º DOMINGO COMUM

Acolhida
Com: A santa missa vai começar abra bem o seu coração.. Bom dia! Que bom que vamos começar mais uma festa. Hoje é dia de semear... Somos convidados a levar a palavra de Deus aonde formos.Devemos levar  amor e o respeito ao próximo. Em pé e com alegria iniciemos acolhendo o padre....cantando

Ato penitencial:
Com: (usar coração com flores e outro com espinhos) Crianças Deus nos dá um coração lindo como esse. A medida que amamos e seguimos seus passos nosso coração frutifica.(mostrar o coração do jardim) mas quando pecamos é como se nosso coração se enchesse de espinhos e sufoca as palavras de Deus em nós. A mentira, a raiva, o ódio, a inveja deixam nosso coração triste. Vocês querem um coração cheio de espinhos ou dando frutos como este? Então vamos pedir perdão ....

Liturgia da palavra
Com: É hora de escutarmos com atenção. Que nosso coração seja terra fértil.
( 1° leitura: Is 55,10-11 - Salmo: Sl 64 - 2°leitura: Rm 8,18-23)

Evangelho
Com: A semente caiu em terra boa e deu fruto.Oba que bom. Em pé cantemos e aclamemos o santo evangelho. (Mt 13,1-23)

 Homilia:

Materiais necessários para o teatro:
- Árvore Simbólica em EVA –
- Frutos produzidos em EVA

Zezinho: Ah, eu não entendi nadinha do evangelho de hoje... 
Patrícia: Calma Zezinho eu acho que posso te ajudar . Mas primeiro  bom dia né...Sabe o que é Zezinho hoje no Evangelho Jesus nos contou uma parábola. 
Zezinho: Parabola ?? Que que é isso ??? 
Patrícia: Crianças quem sabe o que é uma parabola ? Vamos ajudar o Zezinho
(deixar algumas crianças falarem...)
Parábola é uma historinha que Jesus gosta muito de nos contar para nos ensinar alguma coisa. 
Zezinho: Ah... quer dizer que parabola é uma historinha...  E o que Jesus quis nos ensinar com a parabola de hoje? Eu fiquei um pouco confuso!! 
Patrícia: Zezinho Jesus quer falar pra nós que temos que ter um coraçãozinho bem aberto para receber e guardar a palavra de Deus para depois colher os frutos, é tipo assim: quando o lavrador lá na roça planta alguma coisa o que ele quer ver depois de um tempo que ele plantou?... 
Zezinho: Bom se ele planta ele vai querer colher alguma coisa.  É claro ! 
Patrícia: Então Zezinho Jesus quis nos dizer que Ele veio ao mundo para plantar através de seus ensinamentos uma sementinha em cada coração. 
Zezinho: Plantar no meu coração??? Como assim???....
Patrícia: É Zezinho, e assim como o lavrador espera colher os frutos do que plantou assim também Jesus quer colher os frutos dos Teus ensinamentos. 
Zezinho: Explica melhor que confundiu tudinho aqui dentro da minha cabecinha... 
Patrícia: Tem gente que ouve os ensinamentos de Deus até acha bonito, legal, mas depois esquece e na sua vida não pratica aquilo que ouviu. 
Zezinho: Então eu acho que esta pessoa não dará os frutos que Jesus quer colher. 
Patrícia: Muito bem Zezinho. A semente da palavra de Deus caiu no coração, mas não produziu frutos ali. 
Zezinho: Mas espera aí... Que frutos são estes ?? Manga, Laranja, Maça???
Patrícia: Não, olha só vamos convidar as crianças para nos ajudar a colher os frutos dos ensinamentos de Jesus?
Qual será os frutos que Jesus quer que nós produzimos?( pensei em montar uma pequena árvore com alguns frutos tipo bolinhas de isopor e os respectivos nomes abaixo.)
Amor aos irmãozinhos, alegria, paz, paciência, bondade, lealdade, mansidão, caridade, obediência ao papai e a mamãe, amizade, perdão 
Patrícia: Sabe o que é Zezinho, Jesus é nosso pai e um pai quer que seu filho seja muiiiiiiito feliz! Ele sabe que só seremos felizes quando praticarmos o bem e produzirmos frutos através das sementinhas semeadas nos lugares bons...E tem mais, na vida há algumas pessoas que semeiam flores e descobrem belezas, perfumes,frutos e outros que semeiam espinhos e se ferem nas pontas agudas. Ninguém vive sem semear, seja o bem, seja o mal. Mas feliz daquele que por onde passa deixa sementes de amor, de bondade, de flores...Nunca se esqueça disso.
Zezinho: Que legal... Até que deu pra entender mesmo...De hoje em diante irei prestar bem atenção em todas as parábolas contadas por Jesus e ajudar a semear esse sementinha no coração de cada irmãozinho, continuando a vir a missa todos os domingos dando exemplo para meus coleguinhas, participar da catequese, fazendo orações todos os dias antes de deitar e levantar.... E voces crianças entenderam o que Jesus quis nos ensinar hoje ? 
Patrícia: Que bom que todos prestaram atenção em tudo isso, mas agora vamos fazer uma oração juntos, todos repetem comigo de joelhos: “Querido amigo Jesus, prepara o meu coração, para receber sua sementes, que ele seja terra boa transformando em lindos frutos tudo o que for semeado, fazendo do meu coração uma linda plantação de paz, amor e união. Amém!!!


quinta-feira, 10 de julho de 2014

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO- MINISTÉRIO PARA AS CRIANÇAS



MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO- MINISTÉRIO PARA AS CRIANÇAS

Sede solícito em conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz EF 4,3

O Congresso Nacional esta chegando. Neste ano da unidade, vamos pedir o dom de convocação para que cada GO mobilize seus servos  a participarem do Congresso Nacional atendendo ao chamado de nossa Mãe que quer reunir seus filhos em sua casa. 
Queremos também agradecer a todos os estados que contribuíram com o Congressinho principalmente o povo bom de Pernambuco. Pelos servos que irão servir no Congressinho e pelas crianças que participarão. Pela unidade e paz mundial e para que o Brasil seja sempre este campeão de acolhida, de alegria, de partilha como esta sendo na Copa do Mundo. Amém! 
Viram? Temos muitos motivos para louvar a Deus e para interceder nesse mês. Então fiquemos firmes e corajosos em nossa oração. Lembremos: Sem o Espírito santo de Deus não somos nada! Onde tem criança tem chama, onde tem servos batizados no fogo do Espírito tem chama capaz de incendiar uma cidade, um estado, o nosso país. Intercedamos por todos os servos da RCC, por todos os nossos coordenadores.
Relembrando a dinâmica da Mobilização: Cada estado do nosso Brasil é convidado a participar de uma hora de intercessão no dia 12 , intercedendo pelo ministério e pela mãe RCC. O coordenador estadual deverá convocar os diocesanos e esses convocarão seu coordenadores de grupinho, até que todos os servos estejam unidos no momento da oração. Sejam ousados e corajosos no Espírito. Não deixe o outro fazer a sua parte. VOCÊ É IMPORTANTE! Também, no próximo post, uma sugestão de grupinho de oração para a semana da intercessão, aproveitando para falar de santidade e oração e estimulando as crianças a interceder pela RCC. O grupinho sugerido é sobre o amor de Deus. Vamos deixar esse amor ser derramado no meio de nós.
                Como rezar? Gostaríamos de sugerir que iniciemos com o sinal da cruz, a oração do Creio em seguida invocar o Espírito Santo. Depois rezar o Terço Bizantino do Evangelizador em anexo, faça em seguida uma intercessão profética pelo Escritório Nacional, todos seus projetos (Missionário, Construção da Nossa Casa, Revista...); Conselhos Nacional, Estadual e Diocesanos com todos seus eventos e projetos,  pelos Ministérios seus eventos e projetos e finalizando faça a oração que nos ensina Elena Guerra: “Senhor, faz que eu fale, agindo conforme teu Espírito: que as minhas palavras te glorifiquem e sejam úteis ao bem espiritual do meu próximo. Amém!” Seja sincero em suas orações. Interceda com fé meu irmão.
                Durante a intercessão anotem as palavras e as visualizações que forem saindo pra vocês, e no dia 13, que sucede ao dia da intercessão encaminhem para meu e-mail: danibio2007@yahoo.com.br faremos um único relatório do dia da Mobilização Nacional e encaminharei para Hyde que poderá repassá-lo ao Conselho Nacional. O mesmo Espírito habita  e age em nós.
TABELA DE ORAÇÃO – para 12/07
(Como dia tem 24horas e somos 27 estados, os horários que nos foi nos pedido a oração do Creio Constantinopolitano e a hora da Misericórdia serão rezados por mais de um estado)
HORÁRIO
ESTADO (S)
00:00-1:00
Amazonas
1:00-2:00
Rio Grande do Sul
2:00-3:00
Espirito Santo
3:00-4:00
São Paulo e MINAS GERAIS
4:00-5:00
Sergipe
5:00-6:00
Distrito Federal e Mato Grosso
6:00-7:00
Paraná
7:00-8:00
Paraíba
8:00-9:00
Rio de Janeiro
9:00-10:00
Piauí
10:00-11:00
Rio Grande do Norte 
11:00-12:00
Bahia
12:00-13:00
Maranhão
13:00-14:00
Mato Grosso do Sul  e Amapá
14:00-15:00
Goiás
15:00-16:00
Acre
16:00-17:00
Alagoas
17:00-18:00
Ceará
18:00-19:00
Pará
19:00-20:00
Pernambuco
20:00-21:00
Roraima 
21:00-22:00
Tocantins
22:00-23:00
Rondonia
23:00-24:00
Santa Catarina


Amigos divulguem esse trabalho, coloquem nos blogs, facebooks...Vamos alcançar  todos os servos de grupinhos de oração. Que o Espírito Santo nos dê coragem e unidade. Que o dia 12 de cada mês seja para aquecer o fogo que existe em cada um e para sustentar o fogo da Renovação Carismática Católica no Brasil.