quinta-feira, 25 de setembro de 2014

FORMAÇÃO NA DIOCESE DE ITABIRA/CORONEL FABRICIANO




  Neste final de semana teremos o Encontro Diocesano de Ministérios (EDM) da diocese de Itabira/Cel. Fabriciano, que acontecerá na cidade de João Molevade. No sábado haverá Workshops de formação, e o nosso ministério estará lá com muitas novidades. Então você toda a diocese é convidado a participar deste momento tão importante! Já teve o EDM em sua diocese? Se sim, deixe nos comentários qual foi a sua experiência durante este encontro! Um grande abraço e que o Menino Jesus abençoe a todos

terça-feira, 23 de setembro de 2014

GRUPO DE ORAÇÃO COM AS CRIANÇAS - BÍBILIA



SUGESTÃO DE GRUPO DE ORAÇÃO COM AS CRIANÇAS 

TEMA: Bíblia

RESPONSÁVEL: Samantta Oliveira (coordenadora Diocese de Uberlândia)

REFLEXÃO PARA OS COORDENADORES DO ENCONTRO: Ela se Divide em duas partes bem destacáveis: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Testamento é o nome que se dá à Aliança "contraída" com Abraão e "cumprida" em Jesus Cristo. Enquanto projeção de Abraão designou-se por Antigo Testamento aos acontecimentos a ela correlatos; quando afins à Nova Aliança em Jesus Cristo, tomou o nome de Novo Testamento. É que um testamento "traz" disposições que devem ser "cumpridas" após a morte de um dos testadores, no caso, Abraão no Antigo e Jesus no Novo, "trazendo", para a Homem "cumprir", "disposições de última vontade", e "uma herança".
A Bíblia vem geralmente dividida em capítulos e versículos. Os capítulos são especificados por números maiores colocados num começo de narrativa parcial e os versículos por algarismos menores colocados antes das frases que compõem o capítulo. Costuma-se dar títulos aos vários capítulos, ou a trechos deles, também conhecidos por "perícopes", que foram ai incorporados pretendendo facilitar a compreensão e a localização por assuntos, mas não fazem parte integrante e indestacável do contexto. 

Por quê a Bíblia é importante? A Bíblia é importante por causa de Jesus Cristo!
Sem Jesus Cristo, a Bíblia não passa de um dos livros ultrapassados que por ai existem nos museus ou em uso nos mitos e superstições ou fossilizados. Pode-se pretender que ela seja a Palavra de Deus. E é, mas a Palavra de Deus plenamente revelada por Jesus Cristo. É essa a função da PALAVRA: tornar conhecido o que ela significa. Caso um professor permaneça em silêncio perante um grupo de alunos, eles nada saberão de seu saber íntimo, pois, sem a palavra nada se sabe. Quando ele começar a falar, a fazer o uso "da palavra", passará a ser entendido e os alunos apreenderão o que ensina, por aquilo que ele "revelar" com a sua palavra. Ora, Jesus "revelou" o Pai; logo, JESUS é a PALAVRA DO PAI.


ACOLHIDA E ORAÇÃO INICIAL: Acolher as crianças com muita música. Sempre que puderem façam jejum no período da tarde em intenção do seu Grupo de Oração Infantil para que você possa se preparar para o encontro com as crianças e Deus. Se você não possui ministério de música no grupinho, coloque um CD de músicas infantis, só não deixe de fazer com que o ambiente fique bem alegre. Em seguida, como de costume reze o terço do coroinha. 

TEXTO BÍBLICO SUGERIDO
Salmo 119:105
ATIVIDADE SUGERIDA:
·         Realizar a dinâmica abaixo:
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS VISUAIS SÃO IMPORTANTES PARA ABORDAR ASSUNTOS QUE QUEREMOS DEIXAR impressões duradouras e notaR resultados positivos. Esta É UMA história destinada ao ensino visual bem-sucedido, visto que, pelo ver, eles possam crer e refletir.
MATERIAL A SER UTILIZADO: Lista telefônica, livro de receitas culinárias e Bíblia.
Meninos e meninas, quantos de vocês já sabem ler? Vocês gostam de ler histórias emocionantes? Quantos de vocês gostam que alguém lhes conte histórias? Ótimo, porque hoje irei ler para vocês o meu livro favorito. Seria a lista telefônica? (Abra-a e finja que a está lendo). De forma irônica, pergunte às crianças: “Vocês gostariam que eu lesse a lista telefônica para vocês?” Claro que a resposta será negativa. Então pergunte: “O que há de errado com a lista telefônica? Não é um livro muito útil? E tem um objetivo importante, eu imagino. Vocês diriam que este livro é c-h-a-t-o?” (Acidentalmente, deixe cair a lista no chão.)
Tenho outro livro aqui comigo. (Segure o livro de receitas para que aqueles que sabem ler possam ver o título.) Vocês acham que esta é uma leitura interessante?
(As crianças irão girar os olhos e imediatamente você deve começar a ler alguma receita, ao acaso.)
Suponho que vocês dirão que esta também não é uma leitura muito interessante. Vocês também dirão que ela é c-h-a-t-a. Embora gostemos de comer os alimentos gostosos, cujas receitas foram extraídas deste livro, se começarmos a lê-lo, apenas por ler, vai ser uma leitura realmente maçante (da mesma maneira, deixe o livro cair no chão).
Queridas crianças, trouxe um outro livro comigo (segure a Bíblia). Este Livro é diferente. Não contém números de telefones ou receitas culinárias. Contém informações importantes e emocionantes para serem lidas. Nele há muitas histórias a respeito de pessoas como José e seus irmãos, Davi e o gigante Golias, Daniel na cova dos leões, Maria, a serva do Senhor, de Ester e o concurso de beleza que salvou a vida de seu povo e tantas outras histórias emocionantes. Acima de tudo, a Bíblia conta a respeito de Jesus, da salvação que ele nos proveu e do Céu que Ele foi preparar para todos nós – o lugar você e eu, enfim, todos aqueles que forem fiéis e amarem verdadeiramente a Jesus, poderão viver junto dEle, em paz, por toda a eternidade. Eu gostaria de um dia poder ir morar com Jesus, e você?
A Bíblia também nos diz como devemos viver agora e como poderá ser a nossa vida no futuro. Não é como uma simples lista telefônica ou um livro de receitas. É muito mais do que isso – a Bíblia é a Palavra de Deus – escrita para que a possamos ler e conhecer as belas histórias que ela nos traz. É também a carta de Deus a nós, que fala a respeito dos planos que Ele tem para o Seu povo e para cada um de nós, par­ticularmente. Ela é uma luz para nossa vida e para o nosso caminhar enquanto estivermos nesta Terra. É isso o que torna tão especial a Bíblia, a Santa Palavra de Deus.

·         Após a realização da dinâmica distribuir o desenho da Bíblia para as crianças enfeitarem e escreverem um pequeno versículo.
ORAÇÃO FINAL: Agradecer a Deus por nos deixar a sua Palavra para nos guiar, corrigir e declarar o seu amor por nós.
 ESCREVA UM VERSÍCULO EM SUA BÍBLIA E A DEIXE BEM BONITA.