quinta-feira, 14 de maio de 2015

Pregação tema: “Se vivemos pelo Espírito , andemos de acordo com o Espírito Santo.”


 Hoje compartilhamos a pregação sobre o Tema da RCC desse ano, feita pela Tia Grazi. Que possamos prepara-la com muito carinho e com o auxílio do Espírito Santo!
 Pregação tema RCC 2015
Bom dia crianças! Que festa linda essa hoje não? Hoje é a festa de Pentecostes. A vinda do Espírito Santo. Quem aqui é batizado diga eu!!!!! Tenho uma super notícia para vocês . Se você é batizado tem algo diferente em você. Você sabe o que é ? Isso mesmo, é o Espírito Santo.  Nesse ano somos chamados a refletir o tema: “Se vivemos pelo Espírito , andemos de acordo com o Espírito Santo.”Mas o que isso quer dizer?
Quem está vivo ai diga eu! (EU). Estar vivo significa que nós temos vida, que nós respiramos, comemos, sentimos, estudamos, trabalhamos.... nós vivemos. Somos gente e todos os dias traçamos nossos caminhos (mostrar uma estrada). Esse caminho é o que fazemos todos os dias. Nós temos uma casa ( colar uma casa na estrada) e nela vivemos com uma família. Nós vamos para a escola (colar uma escola) e nela estamos com outras pessoas, os papais e mamães vão para o seu trabalho (colar uma empresa ou algo que signifique trabalho) e lá também se encontram com outras pessoas ... Viver é trilhar esse caminho. Mas a Palavra de Deus nos convida a vivermos de acordo com o Espírito Santo. Então como é que vamos fazer isso? Nós vamos deixar de ir a escola? Vamos deixar de estar em casa com nossa família ou de ir ao trabalho? Não. Viver de acordo com o Espírito Santo é deixar ele dirigir nossas atitudes e nossas ações todos os dias. E como fazemos isso? Quando somos batizados o Espírito Santo de Deus faz morada em nosso coração. (Colar a figura de uma criança e em seu coração o Espírito Santo.) Ele fica ali e quando nós deixamos ele agir, Ele nos guia, nos instrui, nos mostra o que devemos escolher. Por exemplo: quando estamos em casa e fazemos uma super arte e o pai ou mãe perguntam quem fez isso? A primeira resposta é não fui eu! Mas, se deixarmos o Espírito Santo  agir em nós com certeza nossa resposta será: foi eu mamãe, foi sem querer, me desculpe.... Porque o Espírito Santo vai nos impulsionar a dizer a verdade. Vamos ver o que mais é do obra do Espírito Santo? (Em uma caixa grande colocar palavras de vida no Espírito e na carne.Ir tirando as palavras uma a uma. A cada palavra levar as crianças a refletir sobre o que é e o que não é do Espírito Santo. A cada obra do Espírito pedir com eles e a cada obra da carne levar a renúncia.)
  • Caridade – Ser bondoso com o coleguinha, dividir ao invés de querer só pra si. Isso é do Espírito Santo? Então vamos pedir: Faz-me caridoso Espírito Santo!
  • Temperança – É não ficar irritado com facilidade! É ter tempera! Saber segurar os impulsos da raiva, da vontade de bater no coleguinha quando ele faz algo errado .... Isso é do Espírito Santo? Então vamos pedir: Da-me temperança Espírito Santo!
  • Alegria – É ter um espírito alegre mesmo diante das tribulações e dificuldades. Não é ficar rindo sem querer, mas é ter a certeza que após a dor vem a alegria. Isso é do Espírito Santo? Então vamos pedir: Faz-me alegre Espírito Santo!
  • Fidelidade – É ser fiel ao outro, as tarefas que precisam ser feitas, a família, a Deus, é não sair fofocando algo que o coleguinha te partilhou, é não enganar a namoradinha ficando com outra pessoa, é não deixar de cumprir algo que lhe foi confiado... Isso é do Espírito Santo? Então vamos pedir: Faz-me fiel Espírito Santo!
  • Paz – É não querer brigas, é não querer injustiças....Não significa ficar parado, descansando... Significa querer o bem de todos! Então vamos pedir: Da-me tua paz Espírito Santo!
  • Ódio – Querer e desejar o pior para os outros. Deixa um vazio e uma tristeza no nosso coração! Isso é do Espírito? Diga assim: Eu renuncio ao ódio!
  • Ciúmes – Ter ciúme do coleguinha quando ele conhece outro amigo (normalmente nessa hora você diz: tem que escolher ou ele ou eu!), da mamãe quando ela abraça outro filho (minha mãe gosta mais do meu irmão do que de mim, faz tudo pra ele e não faz pra mim), da pessoa que gosta quando ela está conversando com outra pessoa ... Isso geralmente leva a brigas e mágoas! Será que isso é obra do Espírito Santo em nós? Então nós devemos ser ciumentos? Diga assim: Eu renuncio ao ciúmes!
  • Inveja – Acha que tudo que o outro tem é melhor que o seu! O lápis dele é melhor e mais bonito que o seu... a casa dele é maior e melhor que a sua... o que o outro faz é melhor que você... o pior é que quando somos invejosos acabamos destruindo a vida do outro. Roubando o que ele tem pra nós, destruindo sua função, criando mentiras e conversas tolas para ver o outro cair. Será isso do Espírito Santo? Diga assim: Eu renuncio a inveja!
  • Fornicação e impurezas – Significa ficar buscando coisas obscenas, por exemplo: falar palavrões, contar piadas com palavras sujas e fatos sensuais, buscar na internet ou em revistas cenas de nudismo. Será que isso é do Espírito Santo? Diga assim: Eu renuncio a fornicação e as impurezas!
  • Idolatria e superstição – Colocar sua vida na mão de outras coisas como por exemplo do dinheiro. Tem gente que vive e pensa só no dinheiro. Tudo tem valor se tiver dinheiro e aí perdem o tempo com a família, esquecem do essencial para viver só no dinheiro. Ou ainda tem aqueles que colocam suas vidas sobre a proteção das estrelas, dos horóscopos, dos advinhos de coisas que não tem sentido e esquecem de Jesus que morreu e ressuscitou por nós! Será que isso é do Espírito Santo? Diga assim: Eu renuncio a idolatria e as superstições!
Pois bem, agora já sabemos o que é viver pelo Espírito e o que não é viver pelo Espírito Santo. Então eu pergunto: Quem quer viver pelo Espírito Santo? (EU)...Mas não é fácil, você vai ter que pedir a ajuda dele todos os dias....Já bem cedinho, ao acordar você pode bater a mão no coração e dizer bom dia Espírito Santo. O que vamos fazer juntos hoje?Vamos começar pedindo que o Espírito Santo nos ajude a viver segundo a vontade de Deus?  Põe a mão em seu coração e fala assim.....(conduzir a oração pedindo para vivermos de acordo com o Espírito Santo.)


Fotos do material da pregação:




 Que o Espírito Santo possa nos guiar cada dia mais na evangelização para cada criança! E nesse mês de maio dedicado a Maria, nossa mãe, que ela possa interceder e nos ensinar como falar a cada coração de criança!

0 comentários:

Postar um comentário